segunda-feira, 26 de outubro de 2009

RN é o primeiro a receber relatório sobre projetos da Copa de 2014

Equipe Na Boca do Mundo -

A governadora Wilma de Faria recebeu, na manhã desta segunda-feira (26), o relatório da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB) sobre os projetos que devem ser executados em Natal para sediar jogos do Campeonato Mundial de Futebol em 2014. O vice-presidente Executivo da ABDIB, Ralph Lima Terra, disse que a instituição não esperou pela escolha das 12 cidades e antecipou o seu trabalho, realizando estudos nas 18 cidades relacionadas anteriormente como eventuais sedes para dos jogos da Copa do Mundo promovida pela Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA).

"Natal é a primeira cidade-sede a receber o relatório", disse Ralph Terra, que nesta terça vai à Fortaleza (CE), na quarta estará em Salvador (BA) e na quinta-feira em Belo Horizonte (MG). Segundo Terra, todas as capitais escolhidas, "independentemente da realização da Copa do Mundo", necessitam de investimentos em infra-estrutura: "O mais importante é focar naquilo que é fundamental", continuou ele, que estava acompanhado do vice-presidente Administrativo da instituição, Nivaldo Tetti.

A próxima etapa da Abdib será a realização de estudos de viabilidade econômico dos projetos e, daí, sair em busca de parceiros, investidores e fontes de recursos. Pelo menos em algumas áreas, como telecomunicações e rede hoteleira, a instituição estima que os investimentos poderão vir 100% da iniciativa privada.

Com relação a saneamento e mobilidade, a Abdib trabalha com a necessidade de haver investimentos públicos e, em outras das nove áreas objeto do estudo entregue agora, existe a possibilidade de se fazer investimentos público-privado. O relatório já foi entregue ao presidente Lula e ao Comitê Gestor da Copa.

A ABDIB assinou um termo de cooperação técnica com o governo federal, representado pelo Ministério do Esporte, e com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com o objetivo de elaborar estudos e projetos de infra-estrutura visando a realização da Copa do Mundo de 2014.

O termo de cooperação previa "a realização de estudos que deverão mencionar todas as instalações de infra-estrutura necessárias para a realização da Copa do Mundo de 2014, independente das cidades onde os eventos serão realizados, inclusive com estimativas de custos, que depois serão comparadas com os planos de investimentos da União, estados, municípios e Distrito Federal".

A Abdib considera que a Copa do Mundo é um evento de magnitude enorme que abre inúmeras oportunidades de negócios para as empresas brasileiras e que torna possível unir esforços para, inclusive, promover uma melhoria significativa da qualidade e na quantidade de infra-estrutura no País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário