quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Prefeitos do Consórcio Intergestores são convidados para reunião sobre o PAC Funasa


Os prefeitos que compõem o Consórcio Intergestores Vale Unido, hoje contando com 12 municípios associados, estão sendo convidados para uma programação idealizada pela coordenação regional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), nesta quinta-feira, 22 de outubro. A reunião acontecerá a partir de 15h nas dependências do auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Assú.

De acordo com informe prestado pela Secretaria de Governo, do prefeito Ivan Lopes Júnior, presidente do colegiado intermunicipal, na oportunidade os representantes da instituição deverão abordar a intensificação das ações previstas na instância da Fundação na esfera do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) – denominado de PAC Funasa.

O prefeito/presidente do colegiado julga de máxima importância que os gestores possam atender à convocação feita pela instituição. Segundo a assessoria de imprensa da Funasa, na capital do estado, a instituição – administrativamente vinculada ao Ministério da Saúde – promove convênios com os municípios potiguares para implantação de obras de saneamento ambiental; na construção de melhorias sanitárias domiciliares (banheiros), de sistema de abastecimento de água, sistema de esgotamento sanitário; construção de estação de tratamento de resíduos sólidos, melhorias habitacionais, no controle da doença de Chagas; reforma de banheiros, cozinha e abastecimento de água - nas escolas beneficiadas pelo programa Saneamento na Escola; e, perfuração de poços, dentre outras ações.

Os recursos repassados pela Funasa aos municípios, são liberados parceladamente, após a aprovação dos projetos pelos técnicos das áreas afins (engenharia e convênios), ou seja, os projetos devem estar de acordo com as especificações técnicas. Depois de aprovado pelas áreas técnicas a primeira parcela é liberada, contudo, a liberação da segunda parcela, fica condicionada a aprovação das ações realizadas na etapa anterior e assim sucessivamente.

Fonte: Secretaria de Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário