
Publicação: 17 de Outubro de 2009 às 00:00
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o consumo de energia aumenta no período de vigência da medida, por causa do calor e do crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. Conforme o ministério, o horário deve proporcionar uma redução de 4,4% no consumo de energia nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste do País. Com esse volume, é possível abastecer uma cidade com 5 milhões de habitantes durante a vigência da medida. Em todo o País, o governo federal estima que a economia de energia chegará a 5% nos horários de pico de consumo.
Adotado no Brasil desde 1932 com interrupções, o horário de verão busca o melhor aproveitamento da luz natural. A medida reduz o consumo de energia elétrica entre as 18h e as 20h.
O governo adota a iniciativa para amenizar as faltas de energia em regiões do país no verão e aumentar a segurança do sistema elétrico. Em 2008, o país poupou R$ 4 bilhões. Mas não há consenso: os críticos afirmam que os reservatórios das principais hidrelétricas estão cheios e garantiriam o fornecimento sem problemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário