sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Ministros do Supremo Tribunal Federal


O ex-advogado-geral da União Antonio Dias Toffoli, 41, será empossado nesta sexta-feira (23) como o novo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). Ele foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para substituir Carlos Alberto Menezes Direito, morto no dia 1º de setembro. A cerimônia, que acontece no sede da Corte, em Brasília, está prevista para as 17 horas.

Com Toffoli, serão oito as indicações de Lula para o principal órgão de Justiça do país. No ano que vem, quando o ministro Eros Grau completa 70 anos, o presidente deve fazer sua nona escolha.

A indicação de Toffoli foi aprovada no último dia 30 pelo Senado, por 58 votos a 9. A princípio, o nome do ex-AGU foi criticada por parte da oposição porque ele foi advogado do PT nas campanhas presidenciais de Lula. Outro fator que pesava contra o advogado era o fato de ele não ter cursos de mestrados ou doutorados em seu currículo. Porém, durante a sabatina no Senado, ele disse que sua experiência na advocacia lhe gabarita para assumir o posto.

O STF disse que não estão previstos discursos durante a solenidade, que deverá contar com a presença de Lula – a sessão será aberta pelo ministro Gilmar Mendes, seguida pela leitura do termo de posse pelo diretor-geral do STF, e assinatura do documento pelos ministros e pelo procurador-geral da República.

Carlos Ayres Britto

Indicado pelo presidente Lula em 2003. Antes de ser ministro do Supremo, foi consultor-geral do Estado de Sergipe, procurador-geral de Justiça e procurador do Tribunal de Contas.

Cármen Lúcia

Indicada pelo presidente Lula em 2006, foi a segunda mulher a compor o STF. Ocupou o cargo de procuradora-geral do Estado durante o governo Itamar Franco em Minas (1999-2003).

Celso de Mello

Indicado pelo presidente José Sarney em 1989, é o mais antigo entre os atuais juízes do Supremo.

Cézar Peluso

Indicado pelo presidente Lula em 2003, foi desembargador do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo).

TopoE
Ellen Gracie

Indicada por Fernando Henrique Cardoso em 2000, foi a primeira mulher a compor a Suprema Corte. Antes de assumir a vaga no STF, fez parte do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4a Região).

Eros Grau

Indicado pelo presidente Lula em 2004, exerceu a advocacia de 1963 até ocupar o cargo no Supremo. Também foi árbitro junto à CCI (Cour Internacionale d’Arbitrage), com sede em Paris, sendo membro do Comité Français de l’Arbitrage.

TopoG
Gilmar Mendes

Indicado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso em 2002 para compor o Supremo, foi Advogado Geral da União durante a gestão FHC.

TopoJ
Joaquim Barbosa

Indicado pelo presidente Lula em 2003. Primeiro negro a ocupar uma cadeira no STF, fazia parte do Ministério Público Federal antes de ser nomeado.

TopoM
Marco Aurélio Mello

Indicado em 1990 pelo presidente Fernando Collor de Melo, seu primo, foi ministro do TST (Tribunal Superior do Trabalho) antes de assumir o cargo no Supremo.

TopoR
Ricardo Lewandowski

Indicado pelo presidente Lula em 2006, ocupou cargo no Tribunal de Justiça de São Paulo antes de chegar ao Supremo

Nota: A força do poder sobre o supremo esta ai com 07 indicações de seus pares no principio de campanhas acordos agendados para o futuro, como mostra as indicações de LULA, será um governo desse julgado culpado por algo se a maiorias foi indicados por ele, da mesma forma a CPMI do MST, não vai dar em nada se a maiorias das comissões são da base do governo, menino fiquem de olho que LULA ta se tornando um DITADOR, esta cercando-se de todos os poderes constituinte, pela força diplomatica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário