quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Barulho: Câmara de Florânia vai votar matéria que permite nepotismo


A sessão desta quinta-feira (22), da Câmara Municipal de Florânia, é aguardada com muita expectativa. Hoje, os vereadores votarão emenda à Lei Orgânica do Município que permitirá a contratação de parentes até terceiro grau de agentes políticos para os programas custeados por recursos federais.

A emenda é de autoria da vereadora Márcia Nobre, esposa do ex-prefeito e médico Titi Nobre (na foto), que trabalha no Programa de Saúde da Família local. Há alguns meses, o Ministério Público de Florânia pediu a anulação do contrato do médico alegando prática de nepotismo, haja vista o grau de parentesco dele com o vice-prefeito, Bebé Nobre.

O nepotismo é uma prática reprovada pela sociedade, mas o que acontece em Florânia é uma situação que merece reflexão. O médico Titi Nobre exerce a profissão no município há 30 anos, sempre morando em Florânia. Além do trabalho no PSF, costuma atender as pessoas a qualquer hora do dia, seja em casa ou no local de trabalho.

Hoje, as prefeituras do interior enfrentam dificuldades para encontrar médicos dispostos a trabalhar no PSF, dirá morar no município. “Doutor Titi Nobre tem trabalhado sem limite de fichas, de horários e local para atender a população. Em dez meses de nossa administração ele não faltou um dia como médico de plantão”, contou o prefeito Sinval Salomão.

Quando o Ministério Público de Florânia pediu a saída de Titi Nobre do PSF, provocou revolta na população. Um movimento popular a apartidário realizou uma passeata pelas ruas da cidade pedindo a permanência do médico e um abaixo-assinado com cerca de quatro mil assinaturas foi entregue ao então promotor.

Muitos acreditam que a emenda da vereadora é inconstitucional, pois não teria efeito porque se sobreporia às leis federais. Contudo, a expectativa é grande em relação ao comportamento que tomará a bancada de oposição. Os quatro vereadores da situação – da qual faz parte Márcia Nobre – votam em favor da emenda. Dos cinco da oposição, dois teriam afirmado que também seriam a favor da permanência de Doutor Titi no PSF.

A sessão está marcada para acontecer na noite de hoje. É aguardada grande participação popular. Comenta-se que a população vai estar presente para pressionar os vereadores a votar em favor da permanência do médico no PSF.

Blog: Robson Pires


- Nenhum Comentário! Adicione o seu Comentário.
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário