quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Vamos derrotar essa oligarquia pessoal

O Globo afirma: "Henrique deve disputar segundo turno contra Robinson".


A eleição para governador do Rio Grande do Norte deverá ser decidida em dois turnos. É o que aponta análise do jornal o Globo, do Rio de Janeiro. De acordo com o jornal, "o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB), deve disputar o segundo turno no Rio Grande do Norte contra Robinson Faria (PSD), apoiado pelo PT de Dilma", afirmou, em matéria veiculada na edição de hoje do jornal (Veja AQUI). 

A avaliação do jornal O Globo se baseia na tendência apontada pelas pesquisas veiculadas até agora, com medição sobre a corrida sucessória estadual. 

Em que pese o favoritismo inicial de Henrique, alcançado após atingir 40% das intenções de voto, segundo o Ibope na semana passada, a citação dele no escândalo da Petrobras e a virada de Robinson no segundo maior colégio eleitoral do Estado, além da participação do maior cabo eleitoral do PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na campanha de Robinson, terminou resultando numa tendência de queda de Henrique e de crescimento de Robinson com possibilidade de virada do pessedista. 

A cinco dias do pleito eleitoral, é possível que haja empate técnico ou mesmo vitória, tanto de Henrique quanto de Robinson, já no primeiro turno. O mais provável, no entanto, é que a eleição seja definida em dois turnos.

Pelo menos dois presidentes de institutos de pesquisa do Estado, Mardoni França, do instituto Certus, e Daniel Meneses, do instituto Seta, apontam tendência de decisão em dois turnos, o que ocorre quando o primeiro colocado no primeiro turno não alcança a soma de 50% dos votos válidos mais um. 

"Hoje apontaria para 60% de chances de haver segundo turno", afirmou Mardoni, em entrevista na semana passada. "O quadro segue para segundo turno, os candidatos estão bem próximos e há uma curva de crescimento que eu pude constatar nas últimas semanas do candidato Robinson Faria", destacou Daniel Meneses, hoje em entrevista ao Jornal da Cidade, da FM 94 de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário