sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Enquanto o povo não se conscientizar, nada vai mudar por muitos anos

Sete dos oitos deputados federais eleitos no RN são herdeiros de políticos tradicionais

O Portal da Transparência revela que quase 50% dos deputados federais eleitos em 2014 e que formarão a próxima legislatura são parentes de políticos tradicionais. Universo de 49% da Casa, cinco pontos percentuais acima dos eleitos em 2010.

Dessa forma, a renovação de nomes na metade da Câmara não mudará o velho padrão das oligarquias.

A situação é mais aguda se levar em consideração apenas os parlamentares com 35 anos ou menos: 85% dos jovens eleitos são herdeiros de famílias políticas. Lá, estarão seus filhos, netos, cônjuges, irmãos e sobrinhos.

O Rio Grande do Norte contribui com sete dos oito deputados federais eleitos.
Veja:

1 – Walter Alves (PMDB) – Pertence à mais tradicional família política potiguar. É neto do senador Garibaldi Alves (PMDB), que já foi vice-governador e deputado estadual. É filho do ex-governador Garibaldi Filho (PMDB), atual ministro da Previdência e senador licenciado. É sobrinho-neto do ex-governador e ex-ministro da Integração Aluizio Alves e primo do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB).

2 – Rafael Motta (Pros) – É neto do ex-deputado Clovis Motta e filho de Ricardo Motta (Pros), atual presidente da Assembleia Legislativa do RN.

3 – Felipe Maia (DEM) – É neto do ex-governador Tarcísio de Vasconcelos Maia e filho do senador e presidente nacional do Democratas, José Agripino Maia. É sobrinho de João Agripino Maia, ex-senador e ex-governador da Paraíba. É primo em segundo grau do ex-governador Lavoisier Maia e do ex-prefeito do Rio César Maia, que é pai do deputado federal eleito Rodrigo Maia (DEM-RJ).

4 – Betinho Rosado Segundo (PP) – É filho do deputado federal de cinco mandatos Betinho Rosado (PP). Neto do governador Dix-sept Rosado. Sobrinho do ex-deputado Carlos Augusto, que é casado com a governadora Rosalba Ciarlini.

5 – Fábio Faria (PSD) – É filho do ex-presidente da Assembleia Legislativa, vice-governador e governador eleito do RN, Robinson Faria (PSD).

6 – Rogério Marinho (PSDB) – É neto do ex-deputado e líder político Djalma Marinho e filho de Valério Marinho (DEM), suplente de senador de José Agripino Maia.

7 – Zenaide Maia (PR) – É irmã do deputado federal João Maia (PR), que foi candidato a vice-governador na chapa do candidato derrotado Henrique Alves. É casada com o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado (PR).

O único deputado federal eleito no RN que não vem das oligarquias, Antônio Jácome (PMN), parece disposto a aderir a essa prática dispensável. Ele elegeu o filho Jacó (PMN) deputado estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário