sexta-feira, 20 de abril de 2012

Honestidade – Qualidade indispensável nas eleições/2012


Estamos começando um ano que promete ser dos mais agitados nos meios político-administrativos, com as eleições para a escolha de prefeitos e vereadores. As conversações são intensas em todas as cidades e, claro, as nossas cidades da região não fogem à regra. O que se observa é a existência de um “feeling” mais apurado da população na hora de analisar os pré-candidatos, seja para as prefeituras ou para o legislativo. Uma das qualidades mais exaltadas em pré-candidatos tem sido a honestidade, um quesito que para muita gente, hoje em dia, é indispensável. Mas, por quê essa mudança? Antes, as pessoas colocavam em primeiro lugar competência, capacidade de gestão administrativa ou legislativa, currículo, etc…Não que isso não valha mais nada. Mas, a honestidade está em primeiro lugar.
Na verdade, Dona Dilma, nossa presidenta, com a sua “faxina” em busca de afastar os políticos corruptos, defenestrar os ministros mancomunados com esquemas de corrupção, ajudou a enraizar esse sentimento de ódio aos “espertinhos” em grande parte da população. O resultado disso foi a alavancagem de sua popularidade ao obter o status de presidente com o maior Ibope no primeiro ano de gestão, superando FHC e Lula em seus 2 mandatos.
O fator que contribuiu para tudo isso, foi o papel da imprensa – revistas, jornais, redes de TV, redes sociais na internet, rádios – “detonando” com coragem e embasada em fatos, os esquemas de corrupção, escancarando nomes e sobrenomes. Tomando conhecimento das denúncias, a nossa presidenta jamais fez ouvidos moucos, como seus antecessores. A população começou a perceber que verbas subtraídas pelos corruptos fazem falta à saúde, segurança pública, educação, infraestrutura, enfim, fazem falta para a sociedade brasileira. A corrupção não é uma coisa nova e nem desconhecida, mas está passando a ser uma coisa que está sendo punida, o que antes era raro acontecer.
Tudo isso passa à população um novo jeito de ver as coisas nas esferas estadual e federal e também no lugarzinho onde cada um está vivendo, por menor que seja. As pessoas, hoje em dia, passaram a questionar os valores dos nossos gestores, com um senso crítico mais apurado e inteligente. Se os desvios acontecem nos altos escalões, partindo-se da premissa de que tudo é relativo e proporcional, a má gestão e corrupção podem acontecer também nos mais longínquos rincões do país. E um dos defeitos mais execrados nos nossos homens públicos tem sido a desonestidade. Político que “mete a mão na cumbuca”, está morto e enterrado, na ótica do povão. Portanto, nada mais justo que se analise também o lado oposto, onde o povão exalta a honestidade. Por isso, políticos que estão com essa aura, com certeza, vão sair na frente na hora de pedir votos aos eleitores. Essa virtude – a honestidade – vai ser o maior cabo eleitoral de nossos políticos nestas eleições nos 5.564 municípios brasileiros. O povo mudou, está mais esperto e não é enganado facilmente. Tomara que a gente esteja certo, ou pelo menos, quase certo. Já seria um grande avanço para o nosso querido país.

Fonte: Artigo extraído do Jornal Panorama – Edição de Fevereiro/2012. Honestidade na Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário