domingo, 19 de setembro de 2010

Executivo de São Rafael pleiteia inclusão do município no cronograma da “Operação Pipa”


SÃO RAFAEL - A Prefeitura Municipal de São Rafael, cidade encravada na região Sertão/Central potiguar, iniciou gestões com o objetivo de permitir que o município seja incluído no raio de ação da “Operação Pipa” do Governo Federal, gerido pelo Ministério da Integração Nacional e executado no Rio Grande do Norte pelo Exército Brasileiro. O responsável pelos contatos na instância da Secretaria Nacional de Defesa Civil, na capital federal, é o secretário municipal de Administração, Kleber Januário de Farias.

O secretário frisou que a iniciativa obedece a uma recomendação dada pelo prefeito José de Arimatéia Braz (PPS) e procura minimizar o problema de escassez de água para abastecimento humano, problema que já se acentua em várias povoações rurais de São Rafael. "Existe um grande número de localidades rurais onde a falta de água potável já se mostra um problema sério", declarou o secretário. Ele lembrou que o poder público municipal implementou algumas medidas que são úteis para atenuar o quadro crítico.

Kleber Farias ressaltou que, junto ao Governo do Estado, precisamente com a interveniência da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), conseguiu a perfuração e implantação de diversos poços artesianos que contemplaram várias comunidades. Porém, reconheceu que a quantidade de poços viabilizados ainda é insuficiente diante da grande demanda rural que aumenta diariamente em consequência do prolongamento da falta de chuvas. "Estamos torcendo que possamos sensibilizar o Governo Federal e incluir São Rafael nesta ação emergencial de abastecimento d'água", ponderou.

SOLICITAÇÃO

Ele registrou que, a partir da constatação de que o panorama só torna-se cada dia mais crítico, encaminhou expediente à secretária nacional de Defesa Civil, Ivone Maria Valente, solicitando urgentemente que São Rafael passe a ser beneficiado com a “Operação Pipa”. O secretário frisou que não há outra expectativa senão que a reivindicação do município seja atendida o quanto antes. "Se isso não acontecer (a inserção de São Rafael na ação emergencial de suprimento hídrico) não teremos condições para atender aos apelos diários que procedem de diversas povoações

O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário