sábado, 17 de julho de 2010

IDEB sobe para 3,4 e aponta melhoria na educação pública municipal



O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da rede pública municipal de São Rafael subiu de 2,9 pontos em 2007 para 3,4 em 2009, segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado supera em 0,5 pontos a meta prevista para o ano passado (2,9), e em (0,1) a meta prevista para 2011 (3,3).

O indicador foi criado em 2005 e funciona como um termômetro da qualidade do ensino público. O Ideb varia de zero a dez e a meta é que o país atinja a nota 6 até 2022.

O índice é aferido a cada dois anos e há metas estabelecidas para cada período. Ele é calculado com base na nota obtida pelos alunos da Prova Brasil e dos índices de aprovação.

O Ideb atribui uma nota para cada escola, da rede pública municipal e estadual, que precisam cumprir metas bienais para melhorar a qualidade do ensino. É a partir dessas avaliações que é calculada a média nacional. Os indicadores do Ideb contemplam três áreas do conhecimento - Literatura, Matemática e Ciências. O índice é coordenado e aplicado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). As provas medem competências e habilidades dos estudantes e são aplicadas nas turmas do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, e na última série do Ensino Médio.

“Esse desempenho mostra que os esforços desenvolvidos pelo poder público e por nossos educadores começam a dar frutos e mesmo apesar de todos os avanços sabemos que muito ainda há de ser feito”, afirma a secretária municipal de educação professora Paula Francinete.

O objetivo do Ideb é verificar se as metas estabelecidas para a Educação Básica estão sendo alcançadas, ou não a partir de alguns indicadores.

Segundo o Ministro da Educação Fernando Haddad, pelos índices obtidos dá para observar uma melhoria no desempenho dos estudantes em todo país desde 2005 – no Ensino Médio, de 57,9%; na primeira fase do Ensino Fundamental, de 28,9%; e nos anos finais do Ensino Fundamental, de 36%.

Em São Rafael os dados obtidos revelam uma educação promissora. “Os números obtidos no nosso município são também promissores, mas pretendemos avançar mais. Tivemos uma melhoria acima do que foi estipulado pelo Inep. Esse é um processo e ainda faltam seis avaliações até 2022 quando será concluída a série histórica iniciada em 2005. Nosso objetivo é avançar em todas as avaliações do Ideb”, acrescenta a secretária de educação Paula Francinete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário