terça-feira, 27 de julho de 2010

AUMENTO DE 238% VERBAS AOS MUNICIPIOS

Deu em O Globo

Governo federal justifica aumento de repasses

Para o governo federal, deve-se ao aumento da capacidade de investimento do país por causa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) o aumento de 238% no repasse de verba aos municípios nos primeiros sete meses do ano, em comparação com o mesmo período de 2009, como mostrou O GLOBO ontem.

Para representantes da oposição, porém, os repasses têm cunho eleitoral, atendendo a interesses de prefeitos e parlamentares, sobretudo da base aliada.

De acordo com a justificativa dada ontem pelo ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, quando o PAC foi lançado, em 2007, as prefeituras não tinham projetos e, algumas, nem capacidade para fazer licitações.

O deputado Arnaldo Madeira (PSDB), que acompanha os gastos do governo Lula, rejeita a explicação, dizendo que a execução do PAC é pífia, se forem considerados os recursos orçamentários.

— Evidentemente, esses recursos, neste período e para atender a prefeituras, têm claramente cunho eleitoral e agrada tanto aos prefeitos como aos parlamentares. (Dizer que é do PAC) É bobagem — afirmou ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário