segunda-feira, 31 de outubro de 2011

SAÚDE

Tumores de ovário podem surgir depois de fertilizações

Risco de tumores dura até 15 anos após ciclo de tratamento. Foto: Getty Images Risco de tumores dura até 15 anos após ciclo de tratamento
Foto: Getty Images

Mulheres que passam por estimulação ovariana para produzir óvulos extras para o processo de fertilização artificial têm mais riscos de desenvolver tumores no órgão, segundo divulgou um estudo do Instituto do Câncer Holandês, publicado na revista Health.
Esse tipo de tumor, conhecido como "tumor ovariano borderline", não é agressivo e tem altas chances de cura, mas demanda cirurgia.
Durante o estudo, foram estudados dados de 19 mil mulheres estéreis da Holanda, que passaram pelo processo de estimulação dos ovários e seis mil que não passaram pelo processo de fertilização artificial. Depois de 15 anos de pesquisas, notou-se que aquelas que se submeteram a quatro ou mais estimulações tinham mais chances de sofrer com os tumores borderline.
"Os dados são claros ao relatar que a estimulação ovariana para fertilização aumenta o risco de desenvolver tumores ovarianos do tipo borderline e os riscos se mantêm elevados por cerca de 15 anos após o ciclo de tratamentos", disse Flora van Leeuwen, líder da pesquisa, que é a favor de as mulheres serem informadas dos riscos do procedimento caso se submetam a vários ciclos de fertilizações.
FONTE-TERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário