domingo, 30 de outubro de 2011

Tudo o Que Você Pensa, Pense ao Contrário


Há muito tempo pensei em escrever este post, Agora depois de levantada esta polêmica sobre as administrações dos ex-prefeitos José Ribamar e Daniel Januário, acredito que seja pertinente o que vou descrever.
Sempre admirei a pessoa de José Ribamar de Souza ou simplesmente “Ribinha”. Homem que nunca fez distinção entre seu próprio filho e um filho qualquer de São Rafael. Quantas e quantas vezes Reno teve que dividir seu quarto com José, João, Joaquim, Manoel, Severino, Maria... Acho que daí vem o seu desejo incondicional de administrar os futuros de sua cidade.
Poucos sabem, mas Ribinha praticamente já pediu de joelhos que Reno desistisse de ser politico e fosse cuidar da sua carreira promissora de advogado, presenciei uma dessas conversas e fiquei admirado com a resposta que o filho deu ao pai. “O senhor me ensinou desde cedo a servi, agora não peça que eu desista disto para pensar só em mim”.
Acredito que desde este dia nunca mais tocaram no assunto, pois com essas palavras Reno mostrou que estava ali decidido e convicto do que queria, e que todos esses anos de estudos era apenas uma preparação para assumir os destinos de sua cidade.
Sempre disse e continuarei dizendo, a época em que administraram a nossa cidade Daniel e Ribamar (e os que os antecederam) eram épocas totalmente diferentes da de hoje, época em que um prefeito de uma cidade pequena encravada num dos estados mais pobres da federação, nem se quer conseguia ir a Brasília atrás de verbas federais, isso veio mudar depois do presidente Lula. Mesmo assim os ex-prefeitos com os próprios recursos escassos construíram muitas coisas boas, claro que houve erros, sem dúvida nenhuma, Mais o que não poderia acontecer era que políticos contemporâneos usassem da covardia e jogasse no imaginário dos que não viveram este tempo, que foram os dois culpados por tudo de ruim que aconteceu em São Rafael, vejo uma atitude deste tipo apenas como uma prática desonesta de esconder seus próprios defeitos e incompetências.
Para concluir, devo comentar e protestar contra alguns preconceituosos que teimam em medir a capacidade de um homem pelos erros e acertos dos seus antepassados, francamente não consigo entender o porquê, talvez seja pelo fato de não encontrar outro defeito em Reno.
Para estes poucos cidadãos devo dizer que “A ignorância não fica tão distante da verdade quanto o preconceito”.
Obrigado a todos que leram este post.
Att
Anderson Felipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário