sábado, 14 de novembro de 2009

Semob confirma concurso público para agente de trânsito; 200 vagas

O processo pedindo a realização de concurso público para a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) já está no setor jurídico da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, Logística e Modernização Organizacional (Segelm) e aguarda liberação para licitação que irá escolher a empresa organizadora do certame. Segundo o titular da primeira pasta, Kelps Lima, a previsão é de que o exame selecione 200 novos agentes de trânsito.

"Estamos necessitando muito de novos servidores, principalmente para avançar nos projetos ligados ao trânsito e à mobilidade urbana na capital potiguar, como o Via Livre", explicou o secretário da Semob. Segundo ele, a previsão é de que 60 vagas sejam para convocação imediata e as outras 140 para cadastro de reserva. "Temos uma defasagem de agentes de trânsito e precisamos também suprir o cancelamento do concurso anterior", explicou.

Os agentes, de acordo com Kelps Lima, propiciarão um melhor ordenamento do trânsito, tanto com ações educativas como punitivas. O secretário informou que, atualmente, a Prefeitura conta com apenas 84 funcionários, que se dividem em três turnos diários.

"O projeto Via Livre só poderá avançar com o concurso e a consequente abertura de novas vagas", reclamou. Como exemplo, o titular cita o caso do entorno da Promater, na rua São José, Lagoa Nova: "Aquela região do hospital era campeã de multa em Natal. Em três semanas de Via Livre, o número já caiu consideravelmente. Hoje, quase não há registro de punições no local". Segundo Kelps, a certeza da punição --de responsabilidade do agente de trânsito-- intimida o "mau motorista".

O titular acrescentou que o número atual de agentes na cidade não atende à demanda dos horários de pico em cruzamentos movimentados de Natal. "Temos 28 agentes por turno e 250 mil carros circulando pelas ruas da cidade". O secretário afirmou que o objetivo da Prefeitura é triplicar ou até quadriplicar, até o final da gestão, o número de agentes.

De acordo com o secretário municipal adjunto de Logística Sustentável, Laélio Pereira, ainda não há previsão para o lançamento do edital do concurso da Semob. O processo foi encaminhado para a Segelm no último dia 4 e está no setor jurídico da secretaria para, a partir daí, ser definida a data da licitação para escolha da empresa organizadora. O salário médio de um agente de trânsito é de R$ 1,5 mil, segundo Kelps Lima.

Por Gabriela Olivar, do DIARIODENATAL.COM.BR



Nenhum comentário:

Postar um comentário