sexta-feira, 13 de novembro de 2009

ALERTA A POPULAÇÃO


O Rio Grande do Norte tem seis novos casos de óbitos causados pela Gripe A. A informação acaba de ser dada pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).

A Sesap convocou uma entrevista coletiva em conjunto com o presidente da Sociedade de Infectologia, Ênio Lacerda, e com o presidente do Conselho Regional de Medicina, Luiz Eduardo, para pedir que a população redobre os cuidados para prevenção da nova gripe.

Até o momento, apenas um caso de morte pela doença havia sido registrado no Estado, que agora soma sete casos de óbitos pela gripe. Destes, dois eram de pacientes fora do grupo de risco.

A Sesap já comprovou 68 casos da doença e outros 150 (entre eles seis óbitos) aguardam pela conclusão de exames para serem confirmados.

Ao todo, 358 exames foram enviados para o Instituto Evandro Chagas, localizado em Belém (PA) e responsável pela realização do exame laboratorial de toda a região Norte e Nordeste. O laboratório descartou 139 casos suspeitos e um óbito.

O secretário adjunto da Sesap, João Albérico, negou que o RN esteja vivendo uma segunda onda da gripe suína. "Não há indício disso. O que está acontecendo já era esperado".

Os países do hemisfério norte, que estão em período de inverno, já enfrentam a segunda onda da gripe. A expectativa é que ela chegue aos países tropicais no meio do próximo ano acompanhando o início das chuvas.

"Nossa preocupação é que ela se some à epidemia de dengue, que também ocorre no período das chuvas. Aí a situação seria grave. Não temos leitos de UTI suficientes", disse Ênio Lacerda, da Sociedade de Infectologia.

O secretário adjunto disse que foram contratados "12 ou 13" leitos da UTI de hospitais privados em Natal para receber pacientes internados no Hospital Giselda Trigueiro, que ficará reservado para aqueles com suspeita de gripe suína. As crianças são internadas no Hospital Maria Alice.

Outra estratégia é capacitar os médicos que ficam na ponta da linha, como aqueles que dão plantão em Pronto Socorros e atendem no Programa de Saúde da Família do interior. Depois da baixa adesão aos cursos oferecidos, será cobrada obrigatoriedade de comparecimento.

Tratamento
Os sintomas da gripe suína são semelhantes ao da gripe comum, mas geralmente há mais tosse e menos dor na garganta.

Em pessoas do grupo de risco, como grávidas, obesos, com doença cardíaca ou respiratória e imunodeprimidos é indicado o tratamento imediato com o Oseltamivir (o nome comercia é Tamiflu).

Em pacientes com os mesmos sintomas mas fora do grupo de risco, o início da droga depende da gravidade e fica à critério médico.

A medicação, bem como os postos de coleta, está distribuída em hospitais públicos estaduais, distritos sanitários de Natal e cinco hospitais privados, além do Hospital de Guarnição.

Prevenção
A vacina contra a gripe suína ainda não está sendo distribuída no Brasil, e por isso a prevenção se resume basicamente em evitar o contato com os doentes.

Saiba quais são as orientações da Sesap:

- pessoas com sintomas gripais acompanhados de febre devem permanecer isolados em casa;
- elas devem usar máscaras ou lenços;
- é recomendado lavar as mãos com frequência e evitar tocar objetos fora de casa;
- evitar locais fechados e contato com pessoas com sintomas respiratórios (em caso de impossibilidade, manter-se a mais de um metro e meio da pessoa em questão);
- em caso de quadro febril e tosse, procurar o médico do posto de saúde;
- em caso de dificuldade respiratória, procurar imediatamente o pronto socorro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário