domingo, 15 de novembro de 2009

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA [história esquecida]


Dia da Proclamação da Republica do Brasil não recebe nenhum tipo de comemoração no município.

Em 15 de novembro de 1889, na então Praça da Aclamação (atualmente Praça da Republica), no Rio de Janeiro, um grupo de militares do Exercito Brasileiro, descontentes com a Monarquia, liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, deu um golpe de estado depondo o Imperador D. Pedro II.

O episódio foi o marco que derrubou a monarquia do Brasil e instituiu a Republica Brasileira. Naquele mesmo dia, foi criado um “Governo Provisório” republicano, no qual tinha como primeiro presidente p próprio Marechal Deodoro da Fonseca. Desde então, o regime republicano no pais foi passando por transformações ao longo desses 120 anos.

Contudo apesar de seu marco na historia política brasileira, as comemorações referente ao Dia da Proclamação da República vem perdendo suas forças em todo o país. Atualmente, a data, de importante significado para a nação, passa quase que despercebida pelos brasileiros.

Isso mostra o desrespeito do povo com história e nossos antepassado que derão suas vidas pela a república, mostra também como a nossa memoria é curta esquecemos facilmente o governos e governantes dos mais honrados ao mais corrupitus, acho eu é falta de uma politica educacional voltata a historia nacional no ambito geral de nossa terra.

Convém, pois, que as escolas coloquem em relevo este e outros assuntos relacionados à Pátria, evitando que nos tornemos um povo que desconhece a própria história. E não é por falta de tempo, eis que já se passaram 120 anos do fim do regime monárquico e o início da República. E apesar dos esforços desenvolvidos pelas autoridades e o progresso verificado, ainda não conseguimos lidar convenientemente com a coisa pública.


Nenhum comentário:

Postar um comentário