sábado, 21 de maio de 2011

Prefeito José de Arimatéia deixa o PR de São Rafael, mais fraco do que 'caldo de cuscuz'


SÃO RAFAEL - A evasão de filiados que se observa no âmbito do diretório municipal do Partido da República (PR), em São Rafael, transformou-se em motivo de preocupação para uma das poucas lideranças políticas da legenda na cidade: o vereador e presidente da Câmara, Gilvan Soares de Souza. Seu temor é que, caso não surja solução para o problema, ele tenha comprometida sua tentativa de reeleição, por ocasião do pleito sucessório de 2012. "Minha situação político-partidária é muito delicada em São Rafael", manifestou o presidente do Poder Legislativo.
Gilvan Soares disse que o PR perdeu a condição de sigla majoritária na cidade, na gestão do ex-prefeito Gladstone Costa, se transformando hoje num partido no qual praticamente ele se constitui na única expressão política. O vereador já pôde externar seu desconforto ao presidente do diretório regional do PR, deputado federal João Maia, e ao deputado estadual George Soares. Gilvan Soares raciocina que, caso avance no bojo da proposta de Reforma Política em discussão no Congresso Nacional, a proposta de fim das coligações proporcionais praticamente inviabilizará suas chances de renovação do mandato.
"Se houver essa reforma na legislação eleitoral, onde não posse se coligar na proporcional, eu vou ficar numa situação difícil, eu não posso nem ser candidato, porque eu jamais vou atingir o coeficiente eleitoral", relatou o presidente da Câmara Municipal de São Rafael. Gilvan Soares adiantou que expôs a realidade no recente encontro patrocinado pela executiva estadual do PR com presidentes de Câmaras e vereadores da sigla em todo o Rio Grande do Norte. "Cobrei do deputado João Maia uma solução para este problema do PR de São Rafael", acrescentou.
EXPECTATIVA
O dirigente legislativo declarou que grande parte dos ex-membros do PR do município foi absorvida pelo PPS, legenda comandada pelo prefeito José de Arimatéia Braz, de quem é aliado e correligionário. "Vejo isso (a migração de ex-filiados) como um fato natural. Só que isso tem trazido problemas para o PR em São Rafael e espero que possamos sentar e resolver este impasse", colocou. Gilvan Soares adiantou que pretende, em breve, reunir-se com os deputados João Maia e George Soares para encontrar uma alternativa que assegure a sobrevivência do PR no município. "Vamos nos sentar e encontrar a saída para esta situação e o PR de São Rafael não vai morrer com toda certeza", concluiu o presidente do Poder Legislativo rafaelense.
O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário