quinta-feira, 19 de maio de 2011

Exame Nacional do Ensino Médio será nos dias 22 e 23 de outubro neste ano

enem-2011 O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano vai acontecer nos dias 22 e 23 de outubro, segundo o MEC (Ministério da Educação). Os estudantes podem fazer sua inscrição a partir do dia 23 de maio pelo site do Inep (Instituto de Estudos e Pesquisas), a partir de 10h. O prazo termina às 23h59 do dia 10 de junho, exclusivamente via internet.  O valor da taxa de inscrição foi mantido e, como no ano passado, será de R$ 35. A edição do exame em 2012 será nos dias 28 e 29 de abril, de acordo com Malvina Tuttman, presidente do Inep.
Podem fazer as provas os alunos que estejam terminando ou já tenham concluído o ensino médio, inclusive os estudantes do EJA (Ensino de Jovens e Adultos).
Criado em 1999 para medir a qualidade do ensino médio, o exame hoje é utilizado também como parte de processos seletivos de instituições de ensino superior de todo o país – geralmente, como nota da primeira fase -, pelo ProUni (Programa Universidade para Todos), além de ser a única forma de avaliação do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) – programa do governo para ingresso em universidades federais.
Apesar da adoção em massa do exame pelas instituições, o exame possui um histórico recente de problemas e falhas. No ano passado, a troca das questões no cartão de resposta causou polêmica e, o quase cancelamento do exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário