sexta-feira, 15 de novembro de 2013

O principio da corrupção no Brasil


15 DE NOVEMBRO: Dia da Proclamação da Republica


Comemoramos hoje, a Proclamação da República que aconteceu em 15 de novembro de 1889 . A data é importante porque marca uma mudança na forma de governo do país.Antes disso, nosso país era um império organizado a partir do rompimento dos laços coloniais com Portugal. A proclamação republicana foi resultado da ação de um grupo de militares, que se colocou contra o governo imperial que era liderado por Dom Pedro II.

Antes de novembro de 1889, o sistema de governo do Brasil era a Monarquia, um sistema em que o poder é familiar e não há eleições. O governante era o imperador Dom Pedro 2º. Na época, havia muita gente insatisfeita com as decisões do imperador. Líderes da Igreja Católica reclamavam da interferência de Dom Pedro 2º nos assuntos religiosos. Os integrantes do Exército, por sua vez, sentiam-se desvalorizados. Já os proprietários de terras queriam ter poder político. Além disso, foi surgindo uma classe de trabalhadores, formada por jornalistas, advogados, médicos e outros profissionais, que queriam participar das decisões políticas, como já ocorria em outros países.

Com a Monarquia enfraquecida, grupos do Exército se uniram e, em 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República na cidade do Rio de Janeiro.

Assim, Dom Pedro 2º perdeu o poder político e teve de sair do Brasil com a sua família. Quem assumiu o governo provisório foi o marechal Deodoro da Fonseca, que depois acabou eleito por um grupo de congressistas e assim se tornou o nosso primeiro presidente.
jotape

Nenhum comentário:

Postar um comentário