sábado, 23 de novembro de 2013

PR rompe com Governo e lança João Maia para chapa majoritária em 2014

A insatisfação com a “falta de diálogo” do Governo do Estado não foi o único motivador para a oficialização do rompimento do PR da base aliada da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), feita no início da tarde de ontem (22), em encontro estadual do Partido da República, no Versailles Recepções, em Natal. Além disso, o interesse do PR foi, também, lançar o nome do deputado federal João Maia para a disputa majoritária, numa chapa de oposição, provavelmente, composta também pelo PMDB.

“Temos totais condições para isso (integrar a chapa majoritária). Temos bons nomes, temos liderança e temos partido em todo o Estado. Então, temos toda a condição de indicar um nome para a chapa majoritária no próximo ano”, afirmou o deputado estadual George Soares, no início do encontro do PR, na manhã de hoje, antes do partido oficializar o rompimento com o Governo Rosalba – na verdade, a decisão já estava tomada, foi apenas confirmada no encontro.

“Vamos apresentar um projeto para o Estado, que já está sendo organizado, e vai ser anunciado hoje, e para a gente vê até a onde o Rio Grande do Norte atende este projeto. Nós não vamos ser egoístas e querer dizer que o partido vai fazer isso (indicar um nome sem ouvir os demais). Ninguém sabe como o eleitor vai se comportar depois das manifestações de junho e julho, mas o partido vai fazer a sua parte. Apresentar um projeto, indicar nomes, e é logico que esse conjunto é quem vai decidir”, acrescentou George Soares.

E o que João Maia acha da possibilidade dele ser candidato na chapa majoritária no próximo ano? “Sou uma pessoa de grupo. Eu converso com o PMDB, converso com Ricardo Motta. Não queria tomar uma decisão independente de grupo. Eu sou de grupo, não sei definir as coisas sozinho não. Inclusive, se eu definisse sozinho, não teria essa reunião com mais de mil pessoas. Eu quero ouvir as pessoas”, explicou João Maia.

Apesar de se colocar “a disposição do grupo”, João Maia explicou que cobrou um posicionamento do antigo aliado, o PMDB, para apoiá-lo no próximo ano: uma definição. “Tem que ter um projeto e tem que ter um nome. Quem é o nome do PMDB? Os partidos não podem ficar só esperando os peemedebistas. Tem que haver uma definição no PMDB”, cobrou o deputado federal, presidente estadual do PR.

Não é para menos. Apesar de dizer e repetir que vai ter um candidato para o Governo do Estado em 2014, até o momento, os peemedebistas não lançaram ninguém. E mais: Henrique Alves já afirmou que não será candidato; Garibaldi disse não ter interesse; e Walter confirmou ter planos, apenas, para a reeleição na Assembleia Legislativa. Passando o tempo e se aproximando as eleições de 2014, sem uma definição do PMDB, o 

PR já começa a traçar o “plano B”, que é lançar João Maia candidato, conforme revelou o vereador Adão Eridan. “Há uma possibilidade de que se o PMDB não conseguir uma conciliação (interna, sobre quem será o candidato a governador), o nome para o Governo ser o de João Maia”, explicou o parlamentar Natalense.

“João Maia é um homem sério, que sabe o que o Rio Grande do Norte precisa para melhorar o Estado, e seu nome é o ideal para ser governador. Sua história e experiência de vida comprovam sua capacidade”, reforçou a tese o empresário Marcelo Alecrim, da empresas Ale Combustíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário