terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Dia de Santa Luzia 13/12


Luzia, filha de uma rica família de Siracusa, Itália, estava prometida a um jovem de sua cidade. Como a santa houvesse feito promessa de manter-se virgem, cancelou o casamento e distribuiu aos pobres do vilarejo o seu dote. O noivo, em vingança, acusou-a de ser cristã ao procônsul, que ameaçou levá-la a um prostíbulo para que fosse contaminada. Luzia respondeu: "O corpo se contamina se a alma consente". Irritado, o procônsul ordenou sua prisão. A tradição conta que enquanto estava presa, arrancaram-lhe os olhos, mas no dia seguinte, encontraram-na com os olhos novamente perfeitos. Santa Luzia é a protetora da visão não apenas como sentido da vista, mas como faculdade de percepção da realidade sobrenatural.



Oração a Santa Luzia - Dia de Santa Luzia 13/12
Ó, Santa Luzia, que preferistes deixar que os vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de negar a fé e conspurcar vossa alma; e Deus, com um milagre extraordinário, vos devolveu outros dois olhos sãos e perfeitos para recompensar vossa virtude e vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos, eu recorro a vós para que protejais minhas vistas e cureis a doença dos meus olhos. Ó, Santa Luzia, conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver as belezas da criação. Conservai também os olhos de minha alma, a fé, pela qual posso conhecer o meu Deus, compreender os seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá onde vós, Santa Luzia, vos encontrais, em companhia dos anjos e santuário. Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário