quinta-feira, 3 de março de 2011

SAÚDE

Mulheres que fumaram em qualquer fase da vida têm mais chances de desenvolver câncer de mama

LONDRES - De acordo com um estudo americano, as mulheres que fumaram em algum momento da vida têm chances 16% maiores de desenvolver câncer de mama depois da menopausa. E quanto mais cedo a mulher começar a fumar, maior o risco, que permanece alto por 20 anos depois de o hábito ter sido abandonado. Para ex-fumantes, o risco aumenta em 9%.
O estudo também sugere que décadas como fumo passivo aumenta o risco da doença em 32%, particularmente se a exposição acontecer na infância.
As pesquisas, conduzidas por Juhua Luo, da Universidade de West Virginia e Karen Margolis, da Fundação de Pesquisa HealthPartners, em Minneapolis, reviram dados colhidos entre 1993 e 1998 de cerca de 80 mil mulheres entre 50 anos e 79 anos.
Durante um estudo e acompanhamento de dez anos, foram identificados 3.250 casos de câncer de mama entre as participantes, que tiveram que responder se eram ou não fumantes e se tinham sido expostas ao fumo. Os resultados do estudo foram publicados no site do British Medical Journal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário