domingo, 20 de março de 2011

'Obamacópteros' e tanques viram atração no Centro e Zona Sul do Rio

Eu-repórter: Tanque de guerra faz vigília para a visita de Obama ao Brasil / Foto do leitor José Carlos Carvalho - O GLOBO
Eu-repórter: Helicóptero da Força Aérea Americana sobrevoa o Leblon / Foto da leitora Andréa Kamnitzer - O GLOBO
Eu-repórter: Helicóptero da Força Aérea Americana é flagrado no gramado do Flamengo, na Gávea / Foto do leitor Antônio Sobrinho - O GLOBO

RIO - Helicópteros e tanques de guerra a postos para a visita do presidente dos EUA, Barack Obama, mudaram a rotina de moradores da Zona Sul e Centro do Rio na última sexta-feira (18). Enquanto a Força Aérea Americana realizava simulações para a escolta do democrata, no Leblon e na Gávea, o Exército Brasileiro fazia vigília em pontos no Centro da cidade, como a Avenida Rio Branco e Rua Araújo Porto Alegre.
Os leitores Andréa Kamnitzer, José Conde, José Antônio Carvalho, Luiz Antônio Figueiredo, Alexandre Stefani e Antônio Sobrinho registraram algumas imagens e enviaram ao Eu-repórter, a seção de jornalismo participativo do Globo.
O barulho dos 'Obamacópteros' assustou o internauta Alexandre Stefani, que correu para a janela de seu apartamento, na Conde de Bernadote, no Leblon, e se deparou com uma aeronave. "Ela estava tão próxima que consegui ver o rosto do piloto", relembrou.
Logo após as manobras, as aeronaves pousaram no campo do Flamengo, na Gávea, para a alegria dos rubro-negros. Por lá, os cliques ficaram por conta dos internautas Antônio Joaquim Sobrinho e Luiz Antônio Figueiredo, que contaram como foi a movimentação:
"As manobras atraíram vários frequentadores do clube, curiosos com o que se passava. Simpáticos, os mariners retribuíram aos acenos amistosos de um grupo de crianças que saíam da aula de natação", relatou o leitor Luiz Antônio Figueiredo.
O número de helicópteros blindados nos céus da Lagoa Rodrigo de Freitas chamou a atenção do leitor Hugo Garcia. "Em uma única foto, flagrei cinco helicópteros", comentou.
Mesmo desapontado com o cancelamento do discurso de Obama na Cinelândia, o leitor José Antônio Carvalho pode sentir a mudança de rotina no Centro do Rio.
"Blindados das forças armadas estavam posicionados na Rua Araújo Porto Alegre e na Avenida Rio Branco, esquina com Rua Evaristo da Veiga, próximo do local do evento. Na Cinelândia, caminhões removiam tábuas e tubos que seriam usados na montagem do palco para o discurso na Cinelândia", observou Carvalho.
O líder americano deixa o Brasil nesta segunda-feira (21) pela manhã. O espaço aéreo brasileiro fica interditado até a saída de Obama. Um efetivo de 3.500 militares e policiais garante a segurança do democrata durante a visita ao Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário