Segundo a Secretaria Municipal de Tributação Administração e Finanças o imposto faz parte da lei de Responsabilidade Fiscal, instituída pelo Governo Federal sob nº 101/2000 obriga os Poderes Executivos a recolherem seus tributos, previstos em Lei, sob pena do cancelamento das transferências voluntarias do Governo Federal e Estadual, tornando o município totalmente inadministravel.
A secretaria esclarece que os valores estão expressos em reais. E os recolhimentos poderão ser feitos nas agências Bancárias do Banco do Brasil S/A e em seus Correspondentes Bancários. Qualquer reclamação referente ao lançamento, deverá ser feita até o vencimento na Secretaria de Tributação Administração e Finanças, de segunda a sexta-feira das 07:00 as 13:00 horas.
O que é alvará de Licença?
É a taxa de licença para localização e funcionamento que deve ser paga por todos os estabelecimentos comerciais, industriais, prestadores de serviços e demais atividades que pretendam se estabelecer no município.
Então, todas as pessoas que exercem alguma atividade pagam o alvará?
Sim, conforme prevê o Código Tributário Municipal, o contribuinte da taxa é a Pessoa Física ou Jurídica que explora qualquer atividade em estabelecimento sujeito à fiscalização.
Qual o procedimento para conseguir um alvará de Licença?
Neste caso, vai depender da atividade a ser desempenhada. Como por exemplo: nos locais com estabelecimento fixo, há necessidade de vistoria prévia do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária para a emissão do Alvará de Licença, que será fornecido mediante a apresentação de requerimento, atendendo as normas da Legislação Federal, Estadual e Municipal.
Qual a validade de um alvará de Licença?
A licença será válida para o exercício em que for concedida independentemente do mês de emissão, tendo validade até 31 de dezembro, sendo renovada anualmente.
O que deve ser feito quando a empresa encerrar suas atividades?
Comparecer na Prefeitura com um requerimento de Baixa de Atividade. Este item deve ser observado, porque se o contribuinte não solicitar a baixa da empresa, o alvará de licença continua sendo emitido e as dívidas se acumulando, bem como outros impostos com cálculos e apuração já previstos.
Fonte: Setaf
Nenhum comentário:
Postar um comentário