sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

SAÚDE

Beber até um drinque por dia reduz em até 25% os riscos de se desenvolver doenças cardíacas. Foto: Berg Silva
Beber álcool moderadamente protege contra doenças cardíacas, diz estudo



LONDRES - Pessoas que bebem álcool com moderação (um drinque por dia ou menos) têm entre 14% e 25% menos chances de desenvolver doenças cardíacas, se comparadas àquelas que não bebem álcool.
O estudo foi conduzido pelo professor William Ghali, da Universidade de Calgary, publicado no British Medical Journal nesta quarta-feira e enfatiza que é preciso haver equilíbrio entre os alertas de saúde pública e os benefícios do álcool.
O estudo concluiu que o consumo moderado de até um drinque ou 15g de álcool por dia para mulheres e até 30g por dia para homens é bom para a saúde e aumenta significativamente os níveis de colesterol bom circulando pelo corpo, o que protege contra as doenças cardíacas.
A equipe de pesquisadores revisou 84 estudos que relacionavam o consumo de álcool com doenças cardíacas, comparou bebedores a não bebedores e seus resultados em relação às doenças cardíacas, incidências de derrames e mortes decorrentes da doença.
No estudo que acompanhou este primeiro, 63 pesquisas foram revisadas analisando marcadores físicos relativos às doenças cardíacas, como colesterol, níveis de inflamação, células adiposas e condições dos vasos sanguíneos.
O impacto do tipo de álcool consumido também foi levado em conta: vinho, cerveja e outros. Neste caso, ficou provado que o álcool fornece benefícios à saúde, não o tipo de bebida alcoólica ingerida.
Os pesquisadores agora se preocupam em como integrar o resultado do estudo à prática médica e às mensagens de saúde pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário