segunda-feira, 19 de março de 2012

Infelizmente é em todo pais, claro que São Rafael/RN não é exceção.


O programa dominical Fantástico, da rede Globo de Televisão, mostrou ontem (18) a vergonha nacional que é as fraudes que geram favorecimentos, propina e corrupção, ou seja, R O U B O do dinheiro público.

No caso da reportagem, um repórter da Globo conseguiu, segundo acordo com um diretor de um hospital no Rio de Janeiro (RJ), se passar como chefe do setor de compras do hospital. Em dois meses conseguiu gravar escandalosas propostas de propina e corrupção, licitações com cartas marcadas, negociatas, combinações indecorosas de suborno, propinas, truques para escapar da fiscalização. Clique aqui e assista o vídeo diretamente do portal do Fantástico.

O detalhe que isto é uma pequena ponta de um iceberg escandaloso em todo o país. Isto é um ato tido como comum, em toda repartição que lida com dinheiro público. A licitação acontece da seguinte forma: o mínimo de 3 empresas precisam apresentar propostas com preços que são oferecidos para o serviço a ser prestado, mas, o esquema é que uma única empresa, corrupta, arruma toda a farsa, todo o teatro. O preço do serviço a ser prestado, nas empresas participantes (muito das vezes laranjas) são bem maiores que a empresa corrupta, que o óbvio acontece, ela é a vencedora. O percentual ao pessoal da gestão pública, fica em torno de 15% a 20%, chegando a cifras milionárias. Este é apenas um caso de milhares pelo Brasil a fora.

Nestes esquemas com milhares de milhões (R$), o gestor da repartição, os governantes, assessores, e tantos RATOS, que levam a ajudar a miséria humana e enriquecem da forma mais escandalosa possível. Não pense que isso não aconteça perto de você, isso é NORMAL, infelizmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário