terça-feira, 30 de agosto de 2011

SAÚDE


Remédios para emagrecer podem ser proibidos pela Anvisa
Foto: Divulgação
Na próxima quarta-feira, os diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vão discutir a proposta de proibição do uso de emagrecedores no país, segundo informou a assessoria de imprensa da agência que regula os remédios. O parecer técnico da agência sobre o assunto será avaliado em reunião fechada.
A Anvisa tem mantido uma posição favorável à retirada dos emagrecedores à base de sibutramina e anfetamina do mercado. A agência debate sobre o fato de que os benefícios proporcionados pelas substâncias não compensam os riscos à saúde da pessoa que as toma, que vai de problemas cardíacos a alterações do sistema nervoso central.
As entidades que fazem a representação da classe médica não são a favor da proibição do uso dos remédios. O Conselho Federal de Medicina (CFM) defendeu, em nota divulgada no mês passado, que a proibição dos inibidores de apetite diminui as possibilidades de tratamento de pacientes com excesso de peso. A categoria quer que a Anvisa torne mais rigorosa a prescrição e a venda desse tipo de medicamento, mas não que ele seja retirado do mercado. Caso a agência reguladora decida proibi-los, o CFM ameaça recorrer à Justiça para manter o medicamento no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário