Divulgação
Meta é imunizar cerca de 120 animais em todo o Estado
Para imunizar os animais, equipes do Idiarn estão realizando visitas às propriedades rurais norte-riograndenses. De acordo com a diretora de defesa e inspeção sanitária animal do órgão, Tereza Ribeiro, as equipes formadas por técnicos estão visitando as propriedades que já receberam doses da vacina durante a campanha realizada no ano passado. “Aqueles que não foram visitados pelos técnicos em 2009 devem procurar um escritório da Emater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural) ou do Idiarn, para que a propriedade passe a fazer parte do calendário de vacinação”, diz Tereza.
A aplicação das vacinas é feita sem ônus para o criador, uma vez que as doses estão sendo adquiridas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “É importante que todo o rebanho seja imunizado, pois não existe tratamento para a doença”, destaca a diretora do Idiarn.
Tereza Ribeiro esclarece que durante as visitas, se for encontrado algum animal com suspeita da doença, tem início o processo de confirmação . “Nesses casos, é feita uma coleta de material, que é enviado para análise em seguida. Havendo a comprovação do contágio, o animal é sacrificado e a propriedade precisa ser interditada por algum tempo”.
A vacinação teve início no dia 18 de janeiro deste ano. Em 2009 foi registrado um caso da doença no estado. Durante a campanha realizada no ano passado, 11.080 propriedades foram cadastradas e imunizadas.
Serviço
Informações sobre a campanha
Telefone: 0800 281 0055
Nenhum comentário:
Postar um comentário