quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

I Microcentro do Programa Escola Ativa
O programa Escola Ativa do Ministério da Educação busca melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo. Entre as principais estratégias estão: implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e capacitar professores.

Em São Rafael a Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou nos dias 18 e 19 de fevereiro, na Escola Municipal Francisco Pinheiro da Silva o primeiro Microcentro para formação dos professores que atuam nas turmas multisseriadas da rede pública de ensino da zona rural.

Segundo a Secretária de Educação, Paula Francinete o microcentro é uma estratégia do Programa Escola Ativa que proporciona a troca de experiências dando oportunidade a construírem novos conhecimentos entre os professores que atuam nas escolas da zona rural. “O encontro é importante para que os docentes possam enriquecer seus conhecimentos, através da troca de informações”, afirmou a secretária.

De acordo com a supervisora das escolas rurais, Gilana Pinheiro, são finalidades do programa em São Rafael “diminuir a evasão escolar, a distorção de idade por série e a repetência”.

Além dessas finalidades o programa tem por objetivo aprofundar e propiciar melhores condições para o desenvolvimento da escola do campo e para o fortalecimento da experiência escolar; valorizar o profissional da educação escolar através da busca de condições adequadas de formação em caráter inicial e contínuo, remuneração, acompanhamento pedagógico, possibilidades de intercambio e formas de aprendizagem em serviço, estudo da diversidade e dos processos de interação e de transformação do campo; valorizar a experiência extra-escolar; fortalecer os vínculos da família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social e atender as exigências do ensino fundamental de nove anos.

Fonte: Semec

Nenhum comentário:

Postar um comentário