sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

I Conferência Municipal de Defesa Civil e Assistência Humanitária
Antecipando-se aos possíveis problemas causados pela incidência das chuvas ou pelo período de estiagem, o Conselho Municipal de Defesa Civil em parceria com a Prefeitura Municipal de São Rafael realizou na manhã de ontem 24 no Centro Pastoral Monsenhor Vicente de Paula a primeira Conferência de Defesa Civil e Humanitária.

A conferência teve como proposta realizar uma análise das ações de Defesa Civil no nível municipal e demais organismos do Sistema Nacional de Defesa Civil-SINDEC.

Participaram da Conferência os membros da Defesa Civil do município, representantes da administração municipal, presidentes de associações comunitárias, de entidades e sociedade civil.

A mesa foi composta pelo presidente do COMDEC e Secretário de Governo da Prefeitura Municipal de São Rafael, Ramiro Raimundo de Medeiros, o presidente do Fundo Municipal de Apoio Comunitário – FUMAC e membro do COMDEC, Antônio Francinaldo Fonseca de Araújo, o Assessor Jurídico da Prefeitura Municipal de São Rafael e Secretário de Defesa Civil Reinaldo da Silva, a educadora e membro do COMDEC, Giselda Batista.

Após a composição da mesa os membros do Conselho de Defesa Civil foram convidados a se pronunciarem.

O presidente, Ramiro Raimundo de Medeiros ressaltou a importância da conferência para a discussão e conseqüentemente a realização de medidas preventivas de combate aos problemas resultantes do período chuvoso no nosso município. “O período chuvoso traz muitos problemas para o nosso município e é com essa preocupação que peço a todos que elaborem propostas ou medidas que possamos colocá-las em prática”

O Conferencista e Secretário de Defesa Civil do Município, Reinaldo da Silva fez questão de lembrar que o trabalho desenvolvido pela Defesa Civil é de caráter voluntário. “As pessoas acham que estamos ganhando para desenvolver nossas ações e não é assim, o nosso trabalho é voluntário e comporta os trezentos e sessenta e cinco dias do ano, pois levamos ajuda Humanitária e orientações aquelas pessoas que de certa forma são afetadas por algum tipo de desastre”.

A assistente social do município, Raira Polianna da Silva Oliveira fez uma breve explanação do papel desempenhado pela Defesa Civil em São Rafael. “A Defesa Civil não é um órgão apenas para distribuição de alimentos e de medicamentos. É muito mais que isso, ele serve para desenvolver trabalhos preventivos, orientando as pessoas em defesa da vida humana”.

A assistente ainda ressaltou que a prefeitura tem uma parcela de contribuição muito importante para as ações da Defesa Civil quando da disponibilização de transportes para o deslocamento da equipe nas áreas consideradas de risco.

Feita as explanações formou-se três eixos de estudos para viabilização de propostas ou medidas para serem apresentadas, discutidas e encaminhadas á Primeira Conferência Estadual de Defesa Civil e Humanitária que será realizada em natal capital do estado.

Ao término da conferência foram eleitos os delegados José Edson de Lima e Jailson Felipe de Souza e os suplentes Antônio Francinaldo Fonseca de Araújo e Ana Neris O. da Silva, para participarem da Primeira Conferência Estadual de Defesa Civil e Humanitária a ser realizada em Natal. O terceiro delegado será nomeado pelo Prefeito José de Arimatéia Bráz.
Fonte: Semthas

Nenhum comentário:

Postar um comentário