quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Coluna de Tulio Lemos do Jornal de Hoje…



DECISÃO
Permanece a discussão a respeito da decisão do PT em não permitir que filiados façam parte da gestão de Carlos Eduardo. Afinal, não deixa de haver um certo paradoxo partidário, na medida em que o PT foi às ruas e pediu voto para o prefeito ser eleito e não aceita participar de sua gestão.

PUNIÇÃO
Porém, se o partido decide evitar comprometimento com a futura gestão, e tem seus motivos para isso, cabe ao filiado se submeter ao crivo partidário. Quem assim não procede, realmente deve ser punido. O caso do médico Cipriano Maia é simbólico: Se ele é fundador do PT e respeita o partido, sua postura de desafio e constrangimento ao PT é inadequada. O PT está certo em promover sua expulsão. O cargo não pode ser superior ao partido.

EXEMPLO
Claro que o PT não é exemplo de coerência em suas posições. Afinal, basta verificar dois casos concretos que veremos que há graves falhas de postura. Em Natal, o partido quer expulsar um médico que aceita ser secretário de Saúde; em São Paulo, o mesmo partido faz movimento em favor de um corrupto condenado pelo STF como José Dirceu, que deveria ser expulso da legenda. Porém, independente dos equívocos cometidos em um país continental, para se fazer respeitar pelo menos internamente como partido político, suas decisões precisam ser cumpridas.

SILÊNCIO
O senador José Agripino é seletivo a respeito de seus comentários. Sobre o caos no Governo Rosalba Ciarlini, nem um pio; a respeito das denúncias de Caixa 2 para eleger a Rosa para o Senado, silêncio sepulcral. A respeito da Operação Porto Seguro, que jogou na cadeia a ex-secretária de Lula, o pai de Felipe imediatamente deu sua opinião.

IGUAIS
Na verdade, Agripino só faz o que os demais políticos fazem: silenciam quando o tema é indigesto e soltam o verbo quando o assunto é negativo para seus adversários. O PT não é diferente. Desceu a lenha em Joaquim Barbosa, que condenou Dirceu e companhia; quando o mesmo Barbosa condenar o povo do PSDB no Mensalão mineiro, vai virar ídolo.

INVESTIGAÇÃO
A classe política se mobiliza para aprovar a PEC 37, que tramita no Congresso e retira poderes de investigação criminal do Ministério Público. Como toda instituição, o MP é formado por pessoas e é passível de erros e excessos. Mas as falhas pontuais não justificam a exclusão dos promotores de Justiça no processo de investigação. Onde houver equívoco, que haja punição, mas o MP é imprescindível para o combate à corrupção no poder público.

ELEIÇÃO
Por falar em Ministério Público, o promotor de Justiça Rinaldo Reis Lima, que está em gozo de férias, aproveita a folga para conquistar o voto dos colegas para ser eleito procurador geral de Justiça, cargo ocupado com mérito por Manoel Onofre Neto. Rinaldo é experiente e um dos mais respeitados promotores do RN, pela seriedade com que sempre se conduziu no MP. Deverá ser eleito pela categoria, que só tem a ganhar com a vitória de Rinaldo.

MULHERES
As mulheres mossoroenses são mesmo corajosas. A cidade que é governada por uma mulher e teve como candidatas principais no pleito eleitoral as bravas Cláudia Regina e Larissa Rosado, as promotoras eleitorais Ana Ximenes e Karine Crispim mostram coragem ao denunciar outra “personalidade” do sexo feminino, a governadora Rosalba Ciarlini.

MULHERES II
Coragem e dedicação ao trabalho. Para quem não sabe, o pai de Karine Crispim sofreu dois infartos e, mesmo assim, a promotora não abandonou o processo eleitoral de Mossoró. Viajou para a Paraíba, de onde é natural, e logo voltará para continuar no caso.

ROYALTIES
O Rio de Janeiro, que vai perder com a redistribuição dos royalties do petróleo, fez ontem uma passeata com mais de 200 mil pessoas em protesto contra a mudança e pedindo o veto da presidente Dilma. O RN também vai ser prejudicado por ser um Estado produtor, mas a governadora Rosalba Ciarlini não deu uma palavra até hoje sobre o assunto.

MUDANÇA
O ex-deputado Carlos Augusto Rosado assumiu a Casa Civil do Governo da mulher Rosalba Ciarlini há cerca de 20 dias. Experiente e conhecedor da política e dos políticos, criou uma expectativa que a gestão, que está engessada, iria ganhar novo ritmo. O problema é que a própria classe política já verificou que não houve mudança. Ou seja: O que não era bom, não melhorou; o que era ruim, pode ficar ainda pior.

LANÇAMENTO
O desembargador federal Edílson Pereira Nobre Júnior, membro do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, fará tarde de autógrafos na próxima quinta-feira, dia 29. Nobre lança o livro “Jurisdição Constitucional – Aspectos Controvertidos”. O evento, a partir das 17h30, acontecerá no Átrio do edifício sede da Justiça Federal do Rio Grande do Norte, no bairro de Lagoa Nova, em Natal.

GOVERNADOR
De um político com vários mandatos populares no currículo: “Escute eu vou dizer: “Waltinho, esse menino de Garibaldi, vai ser governador do Rio Grande do Norte. Não sei se vai ser agora, em 2014 ou mais adiante, mas sei que ele vai ser governador. O menino é jeitoso e tem conteúdo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário