quinta-feira, 29 de novembro de 2012

AS COISA VÃO PIORAR CADA VEZ MAIS!



Paradoxalmente ao cenário da seca enfrentada pelos paraibanos, o maior reservatório de água doce da Paraíba está com 45,4% de sua capacidade.

O volume diminui diariamente, pois uma das três comportas permanece aberta com objetivo de abastecer a região de Igarassu, no Rio Grande do Norte. Segundo a população, a situação está assim no açude de Coremas há pelo menos 10 meses, 24 horas por dia.

Crianças aproveitam para tomar banho na área proibida de evasão da água. O manancial abastece 10 cidades no Sertão paraibano e é o quinto maior do Nordeste. Segundo o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), as comportas estão abertas há pouco mais de um mês. “Foi uma ordem da superintendência nacional, estamos apenas cumprindo. Estamos preocupados porque vai secar o açude desse jeito, não concordo com isso”, explicou o chefe do Dnocs em Coremas, Luis Paulo de Souza.

A liberação de água para abastecimento em terras potiguares foi definida pela gestão do Comitê de Bacias Hidrográficas em reunião do Dnocs. Segundo a assessoria técnica da direção geral do órgão, apenas se chegar a 20% de sua capacidade é que o açude de Coremas terá suas comportas totalmente fechadas.

“Existe uma reunião mensal que decide isso. Estamos em estado de alerta, temos expectativa de chuva em janeiro mas precisamos nos prevenir. Não sabemos até quando as comportas ficam abertas, desde que não chegue a 20% e comprometa a segurança do reservatório. O abastecimento do Rio Grande do Norte está se dando em caráter de emergência para abastecimento humano, porque o açude faz parte do sistema da bacia Piranhas-Assu. Enquanto não houver a transposição do rio São Francisco, é tudo que podemos fazer, porque o fenômeno da seca é cíclico”, explicou a assessora do Dnocs, Robeísia Holanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário