quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Sugestão a uma bela reflexão


Todos sabemos que lidar com relações familiares é na maioria das vezes delicado, e por vezes bastante complicado. Mas nada como uma boa dose de compreensão e de muita diplomacia para ver a família como aliada em vez de uma rival.


Para iniciarmos esta quinta-feira (26) com muita informação, pedi licença a autora Edite Malaquias para compartilhar com vocês uma bela reflexão do nosso maior tesouro - a família.


O que representa a família para muitos de nós? Uma instituição falida para a maioria. Entretanto, nos perguntemos qual seria, para a sociedade, o resultado do relaxamento dos laços de família?Um retorno à barbárie. Os laços sociais são necessários ao progresso e os de família mais apertados tornam os primeiros. Assim sendo, os laços de família se constituem uma lei da natureza. Quis Deus que,dessa forma, os homens aprendessem a amar-se como irmãos.


Sendo uma lei natural, cabe a cada um de nós zelar pela sua manutenção, tendo em vista que as relações familiares são a base do progresso da humanidade. Segundo Emmanuel “a palavra família reaviva em nós as sensações de segurança e aconchego, tal a importância do grupo familiar como estrutura capaz de nos sustentar nas lutas da vida”.


Vivemos um momento conturbado pela inversão de valores morais e requer mais atenção à preservação da harmonia familiar, valioso antídoto à instalação do desequilíbrio no organismo social.


Vemos pais descomprometidos com suas funções de “cuidadores” destas criaturinhas a nós confiadas pelo Pai. E vemos como consequência jovens e adultos desequilibrados, egoístas e violentos. A família equilibrada, que tem Deus no coração, e transmite aos seus filhos valores morais, estará protegida das investidas do mal que se alastra a cada dia. Protejamo-nos do mal, fazendo o bem.


Viva a família!

Nenhum comentário:

Postar um comentário