Eronilson Alex, cerimonialista da noite |
Professora Davina Soares |
Familia de Davina Soares |
Prefeito Arimatéia em sua homenagem e mensagem de inauguração |
Professoras do Grupo Escolar Tristão de Barros, em homenagem a Davina Soares |
Dr. Sales Felipe |
Dr. Sales Felipe - "me orgulho em dizer que sou da geração educada por Davina Soares". |
Canindé Soares, representando a Professora Davina Soares |
Sec. Mun. de Educação e Cultura, profª Paula Francinete |
A noite deste sábado (18) foi marcada pela emoção, em homenagearmos alguém muito importante para a comunidade rafaelense, a Professora Davina Soares (que fez aniversário natalício no último dia 06/12). Na abertura que ressaltava a importancia da educação como um todo, presente no prazer da leitura e da busca do conhecimento presente nos livros, tudo o que Davina sempre buscou para seus alunos. Em suas palavras a secretária de educação e cultura, Professora Paula Francinete (admiradora do trabalho educacional de Davina), ressaltou fatos importantes da vida profissional da homenageada. O ato inaugural contou com a presença dos vereadores: Chico Alves, Gilvan Soares, Josivan Jeronimo, Zé de Déo, Luiz Cunha, Antonio Henrique, Antonio Sabino, Zé Carlos e Wagner Moura. Bem como dos secretários, Ramiro Medeiros, Dr. Walmilson Bráz, Francisco Batista (Diretor de Agricultura e Pesca), Reinaldo Silva (representante da Procuradoria Geral do Municipio), Gilvan S. Pinheiro (Controlador Geral do Municipio), Canindé Soares ao lado de sua esposa Ilzene, disse ser grato pela homenagem que o município faz a pessoa de Davina e falou sobre o cuidado e o orgulho que a mesma tinha em conduzir a famosa leitura silenciosa, prezando pelo encontro do aluno com o prazer de ler, principalmente quando os mesmos faziam a recitação de belíssimos versos memorizados em suas mentes, o nosso blog: http://eronilsonalex.blogspot.com/ registrou a presença de Márcia Soares, Sr. Chico Vicente e muitas das professoras do antigo Grupo Escolar Tristão de Barros, Teresinha Medeiros, Amália Jales, Ulisdete, Darci, Dorinha entre outras que emocionadamente homenagearam todo o lutar da professora Davina em forma de leitura. O Dr. Sales Felipe foi participativo e condutor de uma emoção extrema ao ressaltar - "eu me orgulho em dizer que pertenço a geração educada por Davina Soares". O prefeito fez seu pronunciamento, descerrou as placas e declarou oficialmente inaugurada a Biblioteca Municipal Professora Davina Soares e o Telecentro de Inclusão Digital.
Parabéns pela inauguração, fico muito feliz por essa Biblioteca, pois nossa cidade precisa muito de incentivos a educação para que nossos jovens tenham uma visão e expectativas de futuro melhor.
ResponderExcluirDesejei muito estar presente neste evento, mas infelizmente não fora possível, devido alguns compromissos pré-agendados. Mas, não poderia de forma alguma deixar de pronunciar-me e compartilhar da alegria de todos os presentes na Inauguração da Biblioteca Professora Davina Soares, que leva o nome da mais ilustre filha são-rafaelense, não é tirando o mérito das demais, mas é sendo justo por tudo que Davina fez por nossa cidade na área da educação, na vida religiosa do povo católico, nos sonhos realizados por amigos e amigas. Falo assim porque sou testemunha viva da grande graça que foi e é conviver com Davina Soares. Compartilho do orgulho de Dr. Sales em ter aprendido muito com Davina, não no Grupo Escolar, mas na vivência do dia-a-dia dos anos 90 para cá. Lembro-me das inúmeras conversas de longos e quase interminável tempo na área de sua casa em frente a Igreja Matriz. Nestes momentos conversávamos de tudo um pouco: política, educação, religião, situações atuais, pois sempre foi uma mulher atualizada etc. Claro que nunca esquecíamos de rezar, pois era na oração que estava o meu maior aprendizado, foi com ela que aprendi a rezar o terço e alimentar mais ainda a devoção a nossa excelsa padroeira Nossa Senhora da Conceição, bem como outras tantas forma devocionais. O Zelo pelo sagrado sempre foi marca registrada de Davina: o seu imenso amor pela Eucaristia, o próprio Cristo feito alimento para a nossa salvação, pois era diante do santíssimo nas Horas Santas Vocacionais nas quintas-feiras que mais sentia arder o chamado de Deus a vida sacerdotal, e Davina foi uma grande incentivadora. É sem dúvida uma homenagem mais de que justa que o município na pessoa do Prefeito o Sr. José de Arimatéia Braz, presta a Davina Soares. Nestes dias perdemos o maior monumento histórico de nossa cidade: a “Torre da Igreja da antiga cidade de São Rafael”, mas estamos ganhando sem dúvida, um presente, um novo monumento que se chama: Biblioteca Professora Davina Soares, que todos os são-rafaelenses possam aprender a valorizar mais ainda a importância da educação e agora mais ainda tendo em nossa cidade uma biblioteca pública que leva o nome de uma pessoa extremamente solícita a vida do próximo, em especial atuação na vida educacional e religiosa de nossa comunidade. A Davina Soares minha mais sincera reverência e carinho de filho. Deus a abençoe sempre e nos permita conviver com sua santa presença durante muitos anos. Pe. Leilson Leandro da Silva
ResponderExcluir