domingo, 19 de dezembro de 2010

INAUGURAÇÃO DA BIBLIOTECA PROFESSORA DAVINA SOARES, UMA NOITE CONTIDA DE MUITA EMOÇÃO

Eronilson Alex, cerimonialista da noite

Professora Davina Soares

Familia de Davina Soares

Prefeito Arimatéia em sua homenagem e mensagem de inauguração

Professoras do Grupo Escolar Tristão de Barros, em homenagem a Davina Soares

Dr. Sales Felipe

Dr. Sales Felipe - "me orgulho em dizer que sou da geração educada por Davina Soares".

Canindé Soares, representando a Professora Davina Soares

Sec. Mun. de Educação e Cultura, profª Paula Francinete
A noite deste sábado (18) foi marcada pela emoção, em homenagearmos alguém muito importante para a comunidade rafaelense, a Professora Davina Soares (que fez aniversário natalício no último dia 06/12). Na abertura que ressaltava a importancia da educação como um todo, presente no prazer da leitura e da busca do conhecimento presente nos livros, tudo o que Davina sempre buscou para seus alunos. Em suas palavras a secretária de educação e cultura, Professora Paula Francinete (admiradora do trabalho educacional de Davina), ressaltou fatos importantes da vida profissional da homenageada. O ato inaugural contou com a presença dos vereadores: Chico Alves, Gilvan Soares, Josivan Jeronimo, Zé de Déo, Luiz Cunha, Antonio Henrique, Antonio Sabino, Zé Carlos e Wagner Moura. Bem como dos secretários, Ramiro Medeiros, Dr. Walmilson Bráz, Francisco Batista (Diretor de Agricultura e Pesca), Reinaldo Silva (representante da Procuradoria Geral do Municipio), Gilvan S. Pinheiro (Controlador Geral do Municipio), Canindé Soares ao lado de sua esposa Ilzene, disse ser grato pela homenagem que o município faz a pessoa de Davina e falou sobre o cuidado e o orgulho que a mesma tinha em conduzir a famosa leitura silenciosa, prezando pelo encontro do aluno com o prazer de ler, principalmente quando os mesmos faziam a recitação de belíssimos versos memorizados em suas mentes, o nosso blog: http://eronilsonalex.blogspot.com/ registrou a presença de Márcia Soares, Sr. Chico Vicente e muitas das professoras do antigo Grupo Escolar Tristão de Barros, Teresinha Medeiros, Amália Jales, Ulisdete, Darci, Dorinha entre outras que emocionadamente homenagearam todo o lutar da professora Davina em forma de leitura. O Dr. Sales Felipe foi participativo e condutor de uma emoção extrema ao ressaltar -  "eu me orgulho em dizer que pertenço a geração educada por Davina Soares". O prefeito fez seu pronunciamento, descerrou as placas e declarou oficialmente inaugurada a Biblioteca Municipal Professora Davina Soares e o Telecentro de Inclusão Digital.

2 comentários:

  1. Parabéns pela inauguração, fico muito feliz por essa Biblioteca, pois nossa cidade precisa muito de incentivos a educação para que nossos jovens tenham uma visão e expectativas de futuro melhor.

    ResponderExcluir
  2. Desejei muito estar presente neste evento, mas infelizmente não fora possível, devido alguns compromissos pré-agendados. Mas, não poderia de forma alguma deixar de pronunciar-me e compartilhar da alegria de todos os presentes na Inauguração da Biblioteca Professora Davina Soares, que leva o nome da mais ilustre filha são-rafaelense, não é tirando o mérito das demais, mas é sendo justo por tudo que Davina fez por nossa cidade na área da educação, na vida religiosa do povo católico, nos sonhos realizados por amigos e amigas. Falo assim porque sou testemunha viva da grande graça que foi e é conviver com Davina Soares. Compartilho do orgulho de Dr. Sales em ter aprendido muito com Davina, não no Grupo Escolar, mas na vivência do dia-a-dia dos anos 90 para cá. Lembro-me das inúmeras conversas de longos e quase interminável tempo na área de sua casa em frente a Igreja Matriz. Nestes momentos conversávamos de tudo um pouco: política, educação, religião, situações atuais, pois sempre foi uma mulher atualizada etc. Claro que nunca esquecíamos de rezar, pois era na oração que estava o meu maior aprendizado, foi com ela que aprendi a rezar o terço e alimentar mais ainda a devoção a nossa excelsa padroeira Nossa Senhora da Conceição, bem como outras tantas forma devocionais. O Zelo pelo sagrado sempre foi marca registrada de Davina: o seu imenso amor pela Eucaristia, o próprio Cristo feito alimento para a nossa salvação, pois era diante do santíssimo nas Horas Santas Vocacionais nas quintas-feiras que mais sentia arder o chamado de Deus a vida sacerdotal, e Davina foi uma grande incentivadora. É sem dúvida uma homenagem mais de que justa que o município na pessoa do Prefeito o Sr. José de Arimatéia Braz, presta a Davina Soares. Nestes dias perdemos o maior monumento histórico de nossa cidade: a “Torre da Igreja da antiga cidade de São Rafael”, mas estamos ganhando sem dúvida, um presente, um novo monumento que se chama: Biblioteca Professora Davina Soares, que todos os são-rafaelenses possam aprender a valorizar mais ainda a importância da educação e agora mais ainda tendo em nossa cidade uma biblioteca pública que leva o nome de uma pessoa extremamente solícita a vida do próximo, em especial atuação na vida educacional e religiosa de nossa comunidade. A Davina Soares minha mais sincera reverência e carinho de filho. Deus a abençoe sempre e nos permita conviver com sua santa presença durante muitos anos. Pe. Leilson Leandro da Silva

    ResponderExcluir