quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

SAUDADE E RELATO DE LEITORES!

neidjane disse...
Depois de tanto tempo sem escrever, coisa que eu gosto muito, hoje eu não poderia deixar passar desapercebido esse acontecimento. Ao me levantar hoje, me deparei com uma notícia, sem dúvida, chocante, ouço minha mãe falando entre choros e lamentos, com a voz trêmula: A torre da igreja desabou! Depois de ouvir essas palavras meus olhos se encheram de lágrimas, meu coração pulava inquieto, foi muito forte, inesperado eu diria! Não sei quem ouviu primeiro, se foi minha mente, meu coração ou minha alma, mas, senti, que todos reagiram instantaneamente. Uma saudade de um tempo que não era meu, mas, de um passado que por muitas se cruzara com o meu presente, e hoje eu sinto esse universo mais longe de mim. Era tão bela que a visita a ela nos deixava mais perto da antiga São Rafael. As pessoas mais velhas quando estavam diante dela era como se passasse um filme daquela época, e as lembranças surgiam fortemente, cada acontecido vinha à mente quase que em tempo real. Falar do que não vivi não é fácil, mas, convivo com pessoas que viveram naquela época, e escuto histórias, e muitas delas me emocionam. Hoje São Rafael está de luto, seus cidadãos presentes e ausentes estão de uma tristeza profunda! Uns fazem questão de demonstrar esse sentimento, outros não, permanecem frios, mais nem por isso sentem menos. Eu, particularmente sinto como se uma parte de mim, do meu passado, da minha história tivesse desabado, ido embora, a água levado. Agora mesmo, conversando com duas pessoas, uma diz: Acabou o nosso marco de recordações! A outra acrescenta: Era por ela que eu me orientava para saber os pontos da cidade velha. Mas, a torre era mais do que uma estrutura de concreto, ela tinha uma representatividade histórica muito grande para toda São Rafael, sem descriminar nenhuma faixa etária, idosos, adultos, jovens e crianças, todos sabiam dessa importância. A torre era como se a antiga cidade ainda estivesse viva nos olhos e no coração, e para quem não viveu na cidade velha a torre representava a única referência histórica para reviver aquele lugar. Eu olhando muitas vezes em sua direção me envolvia naquela história, na minha história, e juntando os pedacinhos dos relatos de vovó, do meu pai e da minha mãe tentava reconstruí-la, e por incrível que pareça por muitas vezes eu conseguia, do meu jeito, com os meus fatos, eu a reconstruía. Enfim, é uma mistura de muitos sentimentos nesse momento que por hora não consigo resumir em apenas um. Só tenho a dizer que lamento muito o acontecido, mas, nossa história não deve ser esquecida em nenhum momento! A você que viveu na antiga São Rafael eu peço encarecidamente que passe essa história para seu filho, ou para quem não viveu nessa época, porque se não for assim, mais cedo ou mais tarde ficaremos esquecidos nas ruínas da torre. Neidjane Lopes

6 comentários:

  1. Que depoimento lindo não pude suporta e desabei em choro!!

    ResponderExcluir
  2. Hoje recebi um telefonema e quando a pessoa me falou do acontecido senti um grande vazio em meu peito, pois logo eu que tanto amo e tento preserva a história de tanta gente e fiquei pensando justamente no meu povo, pois aquela torre significava muito mais que uma lembrança na antiga cidade, ela representava o nosso orgulho de SER RAFAELENSE coisa até difícil de explicar, pois amor não se explicar amor se vive de forma intensa, ela representava todos nos de forma brilhante, pois o mundo nos reconhecia através dela e ela estava lá há 27 anos submersa suportando falta de educação, desprezo do poder público, mas resistiu o suficiente para que todo RAFAELENSE TENHA ORGULHO DE SER DE SÃO RAFAEL. Escrevi esse desabafo com lágrimas nos olhos.

    ResponderExcluir
  3. Neidjane, Parabéns pelo texto! Obrigada por expressar através dessas linhas tudo o que eu pensava e sinto dessa tão querida antiga São Rafael. Você disse Tudo que muitas pessoas, inclusive eu, sente nesse momento. Mais uma vez Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Neidjanee Parabéns por suas palavras, lindas e ao mesmo tempo tocantes...
    vou ser sincero em dizer que mesmo não sendo da epoca de cidade velha, eu sofri como se tivesse sido da epoca, fiquei super surpreso com a noticia, tentei encarar como um fato comum, mais com toda nossa hitoria seria impossivel nao sofrer com a queda do nosso maior marco historico, ontem quando eu vi a reportagem do rntv eu estava sozinho em casa e não ressisti as lagrimas desciam e eu prolongava a respiração enquanto nosso conterraneo Valfredo da viola fazia seu repente, homenagiando a torre da igreja... vai nos fazer uma falta enorme, mais podemos continuar nossa historia porqe jamais ela saira de nossos pensamentos...
    FRANCIEDNY VALENTIM e FAMILIA!

    ResponderExcluir
  5. Neidjanee Parabéns por suas palavras, lindas e ao mesmo tempo tocantes...
    vou ser sincero em dizer que mesmo não sendo da epoca de cidade velha, eu sofri como se tivesse sido da epoca, fiquei super surpreso com a noticia, tentei encarar como um fato comum, mais com toda nossa hitoria seria impossivel nao sofrer com a queda do nosso maior marco historico, ontem quando eu vi a reportagem do rntv eu estava sozinho em casa e não ressisti as lagrimas desciam e eu prolongava a respiração enquanto nosso conterraneo Valfredo da viola fazia seu repente, homenagiando a torre da igreja... vai nos fazer uma falta enorme, mais podemos continuar nossa historia porqe jamais ela saira de nossos pensamentos...
    FRANCIEDNY VALENTIM e FAMILIA

    ResponderExcluir
  6. Parabéns! Neidjane,
    Não tem como deixar de partilhar desse sentimento saudoso e enlutado em que os corações rafaelenses se encontram.
    Você expressou com grandeza parte desse sentimento, a outra parte cai no vazio do olhar ao contemplar agora a Barragem Armando Ribeiro.
    Saudações.
    Denise Tavares

    ResponderExcluir