quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Mapa suspende mais de 2 mil pescadores no RN

Mais de dois mil pescadores profissionais do Rio Grande do Norte tiveram a carteira suspensa pelo Ministério da Pesca e Aquicultura. O cancelamento de 2.642 desses documentos ocorreu na sexta-feira passada, após terem sido encontradas irregularidades referentes ao registro dos profissionais, que se forem confirmadas implicará na cassação das carteiras. Em todo o país, o cancelamento atingiu 79 mil profissionais.

Alex RégisPara se regularizarem, pescadores devem se dirigir até a superintendência do Mapa no RNPara se regularizarem, pescadores devem se dirigir até a superintendência do Mapa no RN
De acordo com a coordenadora da Superintendência do Ministério da Pesca no Rio Grande do Norte, Livânia Frizon, a suspensão ocorreu após terem sido percebidos indícios de irregularidades e os pescadores têm um prazo de 60 dias para comprovar que não há nada de errado com seus registros. Para tanto, eles devem se dirigir até a superintendência e apresentar os documentos necessários.

Do total de 2.642 registros suspensos, em 325 deles a causa foi a descoberta de que os pescadores receberiam algum tipo de benefício previdenciário que não condiz com a atividade, como aposentadoria, enquanto 133 deles foram suspensos devido ao óbito dos profissionais. A coordenadora chama a atenção para a maioria dos cancelamentos terem sido provocados pelos pescadores possuírem algum vínculo ativo com remuneração. “Foram 2.184 carteiras suspensas pelos profissionais possuírem este vínculo e se eles trabalham com carteira assinada em outra atividade, isso significa que passam o dia exercendo uma profissão diferente da de pescador”, explica.

Nota: Aqui em São Rafael/RN mais da metade não sabe nem nadar e principalmente pescar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário