terça-feira, 8 de abril de 2014

Mais um para lutar em favor do povo de São Rafael/RN

DESABAFO DE ROGÉRIO MACEDO SOBRE A SITUAÇÃO ATUAL DE SÃO RAFAEL/RN

QUANDO UMA IDEIA INCOMODA, EU A TRANSFORMO EM AÇÃO
Analisando a questão da falta de iluminação pública, os buracos nas ruas e as obras paralisadas em São Rafael, aqui denunciadas por Clebio Bezerra, considerei oportuno tecer alguns comentários sobre essas questões. 
Inicio comparando a iluminação das ruas. Alguém já parou para pensar por que enquanto em algumas ruas faltam lâmpadas em outras elas se encontram sempre no lugar e acesas? Em quais ruas faltam lâmpadas? No centro da cidade, ou nas periferias? O que esse fato significa? Tanto pode ser uma maquiagem, para que pareça que está tudo bem, como um descaso com os moradores dos bairros periféricos. E, nos dois casos, isso constitui um absurdo. 
Por que os buracos não são tapados e quando o são, se coloca “remendo de seda em estopa”: tapam buracos no asfalto com cimento? Por que as obras são iniciadas e a conclusão é sempre indeterminada?
Aprofundando a análise vamos pensar sobre o que significa democracia representativa. Ou, mais especificamente, o que significa ser representante do povo, ocupar um cargo no executivo ou no legislativo de um município? Qual o verdadeiro espaço de ação de um prefeito ou de um vereador?
Por que os representantes já não representam o povo e por que esse só parece interessado pelo assuntos políticos no período de campanhas? A quem de fato, interessa esse jogo? Quem ganha e quem perde, afinal?
Essas e outras questões tem se constituído minhas reflexões diárias. Busco encontrar formas de construir a real independência do poder legislativo desse município, que parece sempre operar subjugado ao executivo.
Considero de extrema importância que o povo denuncie o que vê de errado e que causa prejuízos à população e penso, inclusive, que se deve apoiar tal atitude, como o faço, compartilhando nas redes sociais. No entanto, o povo delega parte de sua soberania aos representantes eleitos, para em seu nome, e respeitando a sua vontade, agirem, não apenas em seu nome, mas de forma que suas necessidades sejam satisfeitas. Mais uma vez interrogo: os representantes do povo, em São Rafael, tem agido assim?
A realidade responde com um categórico NÃO!
Os representantes do povo agem como se fossem um fim em si mesmos e não um meio de expressão de segmentos da população que se identificam com seu discurso ou programa.
Minhas reflexões tem me tornado mais engajado e pretenso a querer representar o povo de minha terra na Câmara Municipal. Uma das proposições é a partir de hoje, iniciar uma série de reflexões sobre a realidade vivida pela população. 
Cada munícipe está convidado a ser um observador dessa realidade. Meu compromisso vai além da denúncia, que embora constitua uma fase importante, se não for bem trabalhada morre em si mesma. 
Vamos denunciar e propor soluções práticas e viáveis de serem implementadas?
ROGÉRIO MACEDO. 

Blog Cleber Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário