O trabalho consiste na coleta de mais de 50 amostras de água bruta, filtrada, tratada e de reservatórios.
O Laboratório Central da Caern recebe hoje o primeiro lote de água coletada, com mais de 20 amostras para iniciar a análise técnica deste material.
"Em paralelo ao que é feito em nível semestral, a unidade da Caern em Assu, assim como as outras no Estado, realiza constante análise na ponta, ou seja, em escolas, hospitais e creches, por exemplo", o biólogo Ederson Williams Figueiredo Nunes, responsável pelo Laboratório Central da empresa estadual de saneamento.
Os municípios envolvidos são a própria sede e mais Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Angicos, Carnaubais, Fernando Pedroza, Guamaré, Ipanguaçu, Macau, Paraú, Pedro Avelino, Pendências, Porto do Mangue, Santana do Matos e São Rafael.
Também serão analisadas águas coletadas em Mulungu, Baixa do Meio, Diogo Lopes e Barreiras. Essas cidades são abastecidas pela adutora Sertão Central Cabugi e em alguns casos por adutoras menores.
"Na próxima semana estaremos recebendo material complementar para fecharmos a quantidade total de amostras examinadas", informa Ederson Nunes.
A característica dos reservatórios nesta época do ano é que eles estão cheios e com a menor ocorrência de chuvas e devem diminuir de volume até janeiro.
A cada mês uma regional da Caern tem a água distribuída e analisada pelos técnicos da empresa para aferição constante da qualidade do produto entregue nas residências dos clientes.
O Mossoroense
Nenhum comentário:
Postar um comentário