sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

EVOLUÇÃO DO TEMPO!

Primeira conferência Municipal da cidade de São Rafael
A Prefeitura Municipal de São Rafael, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social realizou na manhã desta quinta-feira (28), no Centro Pastoral Monsenhor Vicente de Paula, a 1ª Conferência Municipal da Cidade de São Rafael. A conferência teve como tema central: Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de desenvolvimento Urbano.

O evento contou com a presença do Prefeito José de Arimatéia Braz, a primeira dama e Secretária de Assistência Social, Maria da Guia de Araújo Braz, a conferêncista Raira Poliana da Silva Oliveira, Secretários do município, presidentes de conselhos municipais, presidentes de associações comunitárias e representantes de entidades.

Na oportunidade o prefeito Arimatéia Braz falou da importância da realização da conferência para o seu governo. “o objetivo da conferência é avançar na construção da política municipal de desenvolvimento urbano indicando assim prioridades de atuação das secretarias do município, além de fazer um balanço dos avanços, dificuldades e desafios na sua implementação”. Ainda segundo o prefeito a secretária da SEMTHAS, Maria da Guia de Araújo Braz afirmou que “o evento é a oportunidade de diálogo, de interface entre as entidades e o poder público, por isso é fundamental a participação dos cidadãos”.

Após as palavras do prefeito, o secretário de obras Isacc dos Santos Texeira fez uma esplanação das obras já realizada e as que estão por realizar. “Mesmo São Rafael não possuindo uma Política de Desenvolvimento Urbano, muitas ações estão sendo realizadas por parte do executivo municipal: limpeza pública das ruas e avenidas, coleta do lixo, ampliação no abastecimento d água do Bairro Nova Jerusalém (rua do toco), calçamento a paralelepípedo das ruas Francisco Barbosa e Malhada Vermelha, reforma de prédios públicos, reforma da Praça João Januário (praça central), construção de mais duas praças próximas ao centro, assinaturas de convênios para a construção de casas populares através do programa do governo federal Minha Casa Minha vida, assinatura de convênio para a restauração de trechos das ruas Governador Georgino Avelino e Governador José Varela, convênio para a construção de uma creche municipal, reforma de prédio para implantação de uma biblioteca municipal e demais outras obras que no momento me falha a memória”.

Na opinião da conferêncista e assistente social do municipio Raira polianna da Silva Oliveira “ o objetivo da conferência é chamar atenção para a responsabilidade e participação da nossa geração na construção de uma política de desenvolvimento Urbano que venha resolver os problemas sociais”.

Após o pronunciamento das autoridades formou-se quatro eixos de estudos, para elaboração das propostas a serem discutidas pelos que ali estavam presentes. Nos debates muitas propostas foram elaboradas, criando assim um momento de discussão entre gestores, membros da sociedade civil e entidades. De todas as propostas a idéia da criação de uma Política Municipal de Desenvolvimento Urbano para São Rafael foi a mais citada entre os participantes.

Logo após apresentação das propostas pelos grupos de estudo, foram eleitos os delegados municipais Antônio Francinaldo Fonseca de Araújo e Urbênia Wigna de Morais, para participarem da Conferência Estadual das Cidades, que será realizada em Natal capital do Estado.

Fonte: Semthas

Nenhum comentário:

Postar um comentário