quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

RN em 5º lugar no ranking da corrupção


Uma nota de Josias de Souza, publicada hoje em seu blog, revela: o Rio Grande do Norte está em 5º lugar no ranking da corrupção descoberta pela Advocacia Geral da União.

Leiam o que conta Josias:

Em 2009, a AGU (Advocacia Geral da União) protocolou na Justiça 2.763 ações.Em todas elas, cobra nos tribunais a devolução de verbas desviadas do Tesouro.


As ações somam R$ 1,689 bilhão. Recursos perdidos nos desvãos da corrupção.O grosso dos processos envolve servidores e empregados públicos (35%).


Na sequencia, empresários (17%) e empresas (13%).No balanço que levou à web, a CGU se exime de mencionar os nomes dos réus.


A maioria das ações (1.500) decorre de condenações promovidas pelo TCU.O mesmo TCU que Lula e seu governo fustigam e tentam esvaziar.


Nesse lote, os prefeitos figuram como recordistas da malversação.Ex-prefeitos figuram como réus em 620 ações. Prefeitos no exercício do mandato são acionados em 107 processos.


O TCU também condenou 65 diretores, chefes e presidentes de órgãos e empresas públicas.Desgraçadamente, a corrupção é maior nas regiões mais pobres do país.


Mais da metade das ações (53%) referem-se à corrupção praticada nos pedaços do mapa do Brasil com menor IDH (Indice de Desenvolvimento Humano).


Segundo a CGU, “o Maranhão é campeão nesse tipo de ação (183), seguido pelos Estados da Bahia (165); Minas (160); Rio (106) e Rio Grande do Norte (90).


Não há, por ora, vestígio de dinheiro que tenha retornado às arcas da Viúva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário