quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Hoje é o Dia Internacional Contra a Corrupção


O Ministério Público Estadual e diversas instituições e organizações não governamentais comemoram hoje o Dia Internacional Contra a Corrupção. Durante toda essa semana no país todo várias movimentações reuniram ações de esclarecimento e conscientização sobre o tema.

A intenção é sensibilizar a população de sua parcela de responsabilidade nos casos de corrupção no país.

Através de atitudes simples como cobrar dos governantes, acompanhar os investimentos que o poder público faz, acessar os portais de transparência e, principalmente, votar com consciência pode fazer a grande diferença.

Se eximir da responsabilidade é compactuar com a corrupção. Assim, o esforço é para desenvolver em cada cidadão o senso crítico e fazê-los entender que eles são peças fundamentais na busca pela decência e moralidade para com o patrimônio público.

Natal - Em Natal esse trabalho começou no último domingo (06) quando representantes de instituições como a Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas da União, Receita Federal, Ministério Público Federal, Polícia Federal, Movimento Articulado de Combate à Corrupção e o Movimento Permanente Pela Ética, além do MP Estadual, levaram aos banhistas da praia de Ponta Negra um alerta contra a corrupção.

O Dia Internacional contra a Corrupção, celebrado no dia 9 de dezembro, é uma referência à assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a corrupção, ocorrida na cidade mexicana de Mérida.

A proposta de instituição da data foi apresentada pela delegação brasileira.

Em 9 de dezembro de 2003, mais de 110 países, entre eles o Brasil, assinaram a convenção.

O Congresso Nacional aprovou o texto da convenção em maio de 2005.

No dia 31 de janeiro de 2006, a Convenção foi promulgada, passando a vigorar no Brasil com força de lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário