segunda-feira, 11 de abril de 2011

Pesquisador relata aspectos históricos da transformação gerada pela barragem Armando Ribeiro Gonçalves

Foto Carnaval 2011 Eu e Djalmir Arcanjo


SÃO RAFAEL - Importante relato envolvendo a história de São Rafael, o livro "São Rafael: A História da Cidade que o Progresso Naufragou" foi lançado este mês abordando um assunto importante para a história do Rio Grande do Norte.

Trata-se da primeira obra literária do professor de História Djalmir Arcanjo da Costa.

O autor ressalta que, em 1995, recém-saído da graduação no curso de História, foi aprovado num processo seletivo de especialização da disciplina História da Cultura, na instância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na capital do Estado.

"Ao final do curso haveria a preparação de uma monografia, que seria defendida perante uma bancada constituída com tal propósito, cuja temática seria escolhida pelo participante", recorda.

Djalmir Arcanjo frisa que como o tema ligado à construção da barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, principal reservatório artificial d'água do Rio Grande do Norte, já estava em sua mente, se dedicou ao desafio de levantar a base da pesquisa sobre tal assunto e defendê-la como parte conclusiva do curso. O trabalho resultou na tese intitulada "O Vale do Açu e a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves: Exploração e Excludência".

O professor registra que, nesta atividade, abordou os aspectos da edificação da barragem ligados à exploração das fontes econômicas e das injustiças sociais que seu aparecimento provocou principalmente à população de São Rafael, cuja cidade original foi totalmente submersa pelo reservatório.

"No entanto, ao levantar as fontes para essa pesquisa, deparei-me com todo um arsenal de trabalhos já publicados sobre essa temática em Natal, e que envolviam o nome de Nazira Vargas e do meu pai, o poeta Rafael Arcanjo, desconhecida, pois, da maioria dos rafaelenses", descreveu. Disse que a partir da obra de Nazira Vargas coletou as informações básicas para a tarefa a qual resolveu executar.

Resgate

Djalmir Arcanjo observou que, a partir daí e depois de finalizado o curso de especialização na capital do Estado, definitivamente passou a debruçar-se sobre a história do seu município. O fruto de toda essa dedicação é justamente o livro que ele agora apresenta publicamente. Ele considera que o material condensado no livro "São Rafael: A História da Cidade que o Progresso Naufragou", com 392 páginas, oferece uma grande contribuição à manutenção da história do município de São Rafael. "É com imensa alegria e satisfação que entrego à população rafaelense a sua história, não a totalidade de sua história, porque a mesma não existe, mas a possível, a história resgatada, documentada, popularizada, contada por tantas pessoas", concluiu o professor/escritor.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário