domingo, 17 de janeiro de 2010

PSDB e PT buscam vice dos sonhos

Petistas e tucanos ainda não conseguiram o vice dos seus sonhos para disputar a sucessão presidencial, em outubro.

Reportagem de Adriana Vasconcelos e Isabel Braga, publicada na edição deste domingo do jornal O GLOBO, mostra que, enquanto o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), tenta convencer o colega mineiro Aécio Neves a compor sua chapa, o PT está questionando a indicação feita pelo PMDB para que o presidente da Câmara, Michel Temer (SP), seja o vice da candidata Dilma Rousseff.

Deu em O Globo

Em conversas com auxiliares diretos, o presidente Lula deixou claro que, antes de qualquer definição, é preciso saber qual será a chapa de Serra.

Ele avalia que, se Aécio for o vice, será preciso tornar a candidatura de Dilma mais competitiva. Nesse caso, o nome de Temer não seria o ideal, por ser político de mandato proporcional.

Segundo a reportagem, a declaração de Lula, no fim de 2009, sugerindo que o PMDB indicasse uma lista tríplice para a escolha do vice foi sintomática.

Enquanto isso, os tucanos sofrem com a resistência de Aécio, que continua descartando a possibilidade de ser vice. Essa resistência tem levado aliados de Serra a pensar no nome do ex-presidente Itamar Franco, filiado ao PPS, como plano B.

O DEM, porém, sinaliza que só abre mão da vaga de vice se Aécio for o escolhido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário